7 coisas que você sempre quis perguntar para uma pessoa em coma

13/09/18 às 19h31

É muito difícil, e ruim, admitir que o coma é algo romantizado na nossa sociedade atual. Muitas histórias e narrativas ligadas a isso são extremamente floreadas. Muitas vezes associam o coma a coisas como um ser humano reiniciando a própria vida, juventude preservada, redenção dos próprios erros, finalmente conquistar a pessoa amada através da piedade etc. Porém, na realidade, tudo isso é muito diferente daquilo que é apresentado nessas fantasias. O estado de coma é grave, e na prática não está associado com nenhuma visão novelística que as pessoas têm da vida.

Com uma rápida pesquisa no Google, você irá descobrir que o coma é o estado em que uma pessoa fica com a consciência comprometida. Ela passa a demonstrar pouca, ou até nenhuma reação a estímulos. Ela passam a não conseguir abrir os olhos, pronunciar palavras e muito menos obedecer a comandos simples. O coma é causado por alguma lesão cerebral que pode acontecer pelos mais variados motivos. Porém, as pessoas ainda mantêm muitas dúvidas sobre esse estado. Então, listamos 7 coisas que você sempre quis saber de uma pessoa que esteve em coma.

1 - Por quanto tempo alguém pode ficar em coma?

Na prática, um coma dura entre 2 ou 4 semanas. Esse é o tempo que o corpo leva para voltar a consciência. Acontece que um coma pode sim durar mais do que isso, só que aí, talvez, já não possamos usar a palavra coma. Isso acontece porque quanto mais tempo uma pessoa fica em estado de coma, menos chances ela tem de retomar a consciência. Ou seja, a pessoa, quando passa de 4 semanas de coma, está mais próxima de um estado vegetativo do que de qualquer outro diagnóstico. Porém, apesar dessa ser a regra, existem, exceções. Por exemplo, há alguns anos atrás, um ferroviário polonês chamado Jan Grziski deixou o coma após 19 anos nesse estado.

2 - É possível uma pessoa ficar consciente durante um coma?

Sim, é possível que uma pessoa mantenha a consciência durante um coma. O paciente consegue perceber tudo o que acontece a sua volta. Apesar de estar completamente paralisado, ele vê e ouve tudo. O problema é que a paralisia termina com uma total perda de expressão. Alguns casos relatados de pessoas que já estiveram em coma, dizem que tentavam gritar, dizer que estavam conscientes, porém, estavam totalmente paralisados.

3 - Quanto tempo uma pessoa leva para voltar ao normal depois que acorda de um coma?

Nas novelas, séries e filmes, as pessoas acordam de um coma e já estão prontas para viver a vida plenamente. Na realidade as coisas não funcionam bem assim. Uma pessoa que por muito tempo fica paralisada e não realiza nenhum exercício, termina com os músculos enfraquecidos. Provavelmente a pessoa não irá conseguir mover imediatamente seus membros, muito menos se levantar ou correr. Não existe um tempo certo de recuperação, pois isso varia em cada paciente, mas uma coisa é certa: o processo é lento e é necessário muita paciência.

4 - O corpo de uma criança em coma se desenvolve como o de outra em estado normal?

Um coma prolongado, leva a diminuição do trabalho de todos os órgãos e sistemas do corpo. Ocorre atrofia muscular, baixa no nível de hormônios e a diminuição do volume de sangue circulando. Porém, tudo continua funcionando, mesmo que em "modo avião". Portanto, uma pessoa que entra em coma quando criança, vai crescer e envelhecer. Mas isso irá acontecer de forma muito mais lenta do que comparado a uma pessoa em estado normal.

5 - A menstruação ocorre em pessoas em coma?

Como já foi dito no tópico anterior, o organismo, inclusive o útero, continua a funcionar normalmente. Então obviamente a menstruação não é interrompida, e continuará a acontecer mesmo em uma mulher que esteja em estado de coma. Quando chegam os dias do mês em que a menstruação se aproxima, os enfermeiros colocam absorventes especiais na pessoa ou até mesmo fraldas grandes.

6 - O que acontece com o bebê se uma mulher grávida entrar em coma?

Em uma entrevista ao site americano Vice, Arthur Kaplan, chefe de Departamento de Ética Médica de Nova York, disse o seguinte sobre essa questão: "Uma mulher em coma pode dar à luz, e casos assim já aconteceram. Mas é preciso esclarecer algo. Uma pessoa em coma tem apenas 3 saídas: ela vai acordar, morrer ou permanecer para sempre em estado vegetativo inconsciente. Em todos os 3 casos é possível dar a luz, mas depende muito do estágio da gravidez. Por exemplo, se uma mulher estiver na 28ª semana, uma cesariana irá acontecer. Mas se ela está grávida há bem menos tempo que isso, quando entrar em coma, eu não acho que os médicos vão tentar salvar o bebê, pois seria um risco muito grande".

7 - Como ajudar uma pessoa em coma?

Quando uma pessoa entra em coma, não existe muita coisa que se possa fazer para ajudar. Porém, há algumas ações que podem ser tomadas por aqueles mais próximos a pessoa. É bom conversar, colocar as músicas favoritas da pessoa, acalmar e tocá-la. São pequenas atitudes que podem valer muito a pena. Além disso, é possível ver ou sentir se existem alguns sinais não verbais que indicam reação do corpo.

E aí, o que achou dessa matéria? Faltou alguma coisa? Comenta com a gente e nos ajude compartilhando nas suas redes sociais.

Via   V     A  
Imagens L E7 IBC
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.