7 coisas que você não sabia sobre Edgar Allan Poe

10/01/19 às 17h27

Edgar Allan Poe, foi um escritor, poeta e crítico literário estadunidense e que muito influenciou a cultura por suas contribuições para o desenvolvimento da ficção cientifica e do gênero de terro. O trabalho de Poe influenciou grandes nomes como Salvador Dali, Charles Baudelaire e Alfred Hitchcock.

Mesmo após um século e meio após sua morte, sua obra ainda é ovacionada pela crítica e a história de sua vida ainda é motivo de mistério e fascínio para milhares de pessoas no mundo todo. Pensando nisso, hoje, trouxemos alguns fatos e curiosidades sobre o escritor que você pode não conhecer. Confira!

1 - Misteriosa morte

Ninguém sabe ao certo como Poe morreu e todos os registros de sua morte foram perdidos. Ele foi encontrado nas ruas de Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, no dia 3 de outubro de 1849. Ele estava usando roupas de uma outra pessoa e ainda vivo, porém em péssimo estado de saúde. Quatro dias depois, ele morreu no hospital.

Ele nunca conseguiu explicar exatamente o que havia acontecido. Na noite anterior à sua morte, Poe apenas gritava o nome um homem chamado "Reynolds". Especula-se que as causas de sua morte tenham sido por cólera, doença cardíaca, epilepsia e até mesmo assassinato.

2 - Mórbida coincidência

Edgar Allan Poe, em 1838, publicou seu romance A Narrativa de Arthur Gordon Pym - uma história de um grupo de marinheiros naufragados que precisam escolher qual deles servirá de banquete para que o grupo não morra de fome. O personagem escolhido era o jovem Richard Parker.

Cerca de 46 anos depois da publicação do livro, um grupo de homens acabaram se perdendo em meio ao mar. Um deles, de apenas 17 anos, acabou ficando doente. Os demais integrantes do grupo decidiram que iriam matá-lo e comê-lo. O nome do menino? Richard Parker.

3 - Coisa do destino

Aos 26 anos de idade, Poe se casou com sua prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos. Embora sua certidão de casamento alegasse que ela tinha 21. Doze anos após o casamento, Clemm, vítima de uma tuberculose, veio a falecer. A mesma doença que tirou a vida da mãe de Poe. Desde então, doenças e a morte foram retratadas em diversos trabalhos do escritor.

4 - Quão acolhedor!

Apesar de ter se tornado um aclamado escritor, em seu velório, apenas 7 pessoas compareceram para se despedir. Seus primos decidiram enterrá-lo as pressas depois que ele morreu. O funeral de Poe foi descrito como "frio e anticristão". Um homem chamado Henry Herring deu sua opinião sobre a coisa toda: "Eu não tinha nada a ver com ele quando estava vivo, e eu não quer ter nada a ver com ele após sua morte".

5 - Assombração

Uma médium chamada Lizzie Doten afirmou que na década de 1860, o fantasma do escritor apareceu para ela, recitando poesias que gostaria que fossem publicadas. A ex-noiva de Poe, Sarah Helen Whitman, também acreditava que seu espírito a rondava. Whitman até mesmo teria procurado Doten para ajudá-la a se comunicar com o escritor.

6 - Mistério real

Uma das obras mais famosas de Poe, O Mistério de Marie Rogê, foi inspirado em um assassinato da vida real. Em 1841, o corpo de Mary Cecelia Rogers foi encontrado no Rio Hudson dois dias depois da mulher desaparecer. Poe acompanhava os noticiários para se atualizar sobre o caso.

William Snowden estava em busca de informações que poderiam levar ao paradeiro do assassino. Poe então lhe enviou uma história, dando instruções sobre como a polícia poderia usar métodos para encontrar o responsável pela morte de Rogers.

7 - O caixão

Enquanto estava sendo transportado, o caixão de Poe rachou e expôs algumas partes do seus restos mortais. Pedaços do caixão se tornaram itens de colecionador. Uma mulher supostamente teria feito uma cruz do pedaço de madeira que ela conseguiu. Outras pessoas aparentemente estavam interessadas em conseguir mechas do cabelo do escritor.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

VER COMENTÁRIOS
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.