7 coisas que todo mundo faz e que geram gases

13/09/17 às 15h21

Geralmente, os gases estão associados a momentos de humor ou de constrangimento em público. Se você se encontra num elevador surge aquela sensação no estômago ou um cheiro inconveniente, é possível perceber o desconforto gerado no ambiente, já que o costume esperado é de esconder os gases e evitar incomodar os outros com isso.

Os gases surgem em nossos corpos em razão do resultado do processo de digestão. Alguns fatores externos, no entanto, são capazes de aumentar a produção deles, potencializando seus efeitos te deixando em situações desconfortáveis com mais frequência.

Hábitos rotineiros que fazem parte da vida de muita gente pode estar influenciando na quantidade de gases formados dentro do corpo humano. Alguns deles estão naturalmente ligados às refeições feitas, mas existe influência até mesmo das roupas nesse processo.

1 - Ingerir ar com a comida

1

Grande parte dos gases liberados por nosso corpo podem ser causados por ingestão de ar em excesso. Isso pode acontecer de diferentes formas, como mascar chicletes, comer rápido demais ou até mesmo conversar enquanto come.

2 - Consumir bebidas com gás

2

Gases em excesso também podem ser causados pelo consumo de bebidas quentes ou gasosas, como os refrigerantes. Essas bebidas levam um volume maior do que o comum de dióxido de carbono para o estômago, o que pode causar sensações de desconforto e flatulências.

3 - Comer gordura em excesso

3

Quando o processo de digestão é retardado ou dificultado, os gases podem aparecer com maior frequência. O consumo de comidas gordurosas produz exatamente esse efeito, além de poder causas outros problemas, como azia.

4 - Ingerir alimentos específicos

4

Certos alimentos são os verdadeiros vilões quando se trata de gases. Muitas comidas são formadas de carboidratos que não são bem digeridos ou absorvidos, sendo a causa de gases em excesso. É o caso de alimentos como feijão, repolho, cebolas e maçãs. No geral, alimentos ricos em fibra ou amido tem maior tendência a causar gases já que o corpo tem dificuldade de processá-los.

5 - Ser ansioso

5

Tensão e ansiedade podem ajudar a tornar as flatulências mais comuns. Quando você está ansioso, involuntariamente ingere muito mais ar a todo momento. Além disso, o sistema digestivo fica mais ativo em razão do aumento do nível de adrenalina no corpo.

6 - Usar cintos e roupas apertadas

6

Roupas que apertam a cintura por muito tempo, podem dificultar a respiração e provocar a ingestão de mais ar para manter o sistema respiratório ativo com a capacidade normal. Se você tem o hábito de utilizar essas roupas, talvez nem perceba a compensação na respiração, mas pode estar causando o aumento dos gases com esse costume.

7 - Fumar

7

É claro que fumar não é um hábito que está presente na vida de todas as pessoas, mas de grande parte delas. Quem fuma, naturalmente está puxando muito mais ar do que o normal, levando-o para o esôfago e estômago. Se o gás for parar no intestino, não tem mais volta e só tem uma forma dele sair do seu corpo.

Agora que você já sabe, talvez tenha a solução exata para reduzir o problema de gases no dia-a-dia, não é mesmo?

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.