7 coisas que aconteceriam se você nunca tivesse visto o Sol

13/09/17 às 15h45

Vocês já ouviram falar no quanto tomar Sol é importante para a nossa saúde? Bom, e nem só os humanos, pois os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença da luz. Para os humanos o Sol também é importantíssimo, uma vez que nosso corpo precisa da famosa vitamina D, ativada com a exposição do Sol.

Mas e se uma pessoa passasse uma vida inteira sem nem ao menos ver a luz do dia, quais poderiam ser as consequências? Não sabemos se ela poderia ao menos sobreviver, mas podemos listar uma série de coisas nada legais que iriam acontecer com o corpo de tal pessoa. Então, confiram agora a nossa lista com as 7 coisas que aconteceriam se você nunca tivesse tomado Sol:

1 - A saúde do seu coração estaria em risco

Não pegar sol significa que o nosso corpo não será capaz de produzir a famosa vitamina D. Tal vitamina tem um papel importante quando o assunto é proteção contra doenças cardíacas. Os raios ultravioleta também regulam a nossa pressão sanguínea. Sendo assim, se ficarmos muito tempo sem tomar Sol, somos mais propensos a ter problemas cardiovasculares.

2 - Depressão de inverno

Já ouviram falar em transtorno afetivo sazonal (TAS) ou Depressão de inverno? Pois bem, essa é uma forma de depressão causada especificamente pela falta de luz solar, até porque, a luz artificial não pode substituir completamente a luz solar natural.

3 - Saúde dos dentes reduzida

E se a gente falar que até mesmo os seus dentes podem ser afetados por falta de Sol? Pessoas que tomam menos Sol desenvolvem mais problemas nos dentes, como a cárie, por exemplo. Alguns estudos já comprovaram que a vitamina D, além de regular funções metabólicas e neurológicas, contribui para o fortalecimento dos dentes.

4 - Imunidade baixa

Caso você não tome Sol, isso significa que seu sangue terá menos glóbulos brancos (leucócitos). Mas e daí? O fato é que quanto menos glóbulos brancos você tem, caro amigo, mais difícil será combater as infecções. Os glóbulos brancos são os responsáveis por defender o organismo de infeções e substancias estranhas que possam prejudicar a nossa saúde.

5 - Reduz a possibilidade de engravidar

Sem a luz solar, o corpo da mulher terá menos melatonina. Para quem não sabe, melatonina é um hormônio que suprime a fertilidade, reduzindo as chances de conceber um bebê. Além disso, as mulheres que recebem menos luz solar. atingem a menopausa antes daquelas que estão expostas ao Sol. Os homens também podem sofrer com a falta de luz solar, pois ela influencia diretamente nos níveis de testosterona.

6 - Dores no corpo

"Ah, então quer dizer que se eu não tomar Sol vou ficar cheio de dores no corpo?" Bom, mais ou menos. Na verdade a luz solar nos ajuda a aquecer os músculos do corpo e reduz as dores causadas por doenças inflamatórias, como a artrite, por exemplo.

7 - Sem "emoções ensolaradas"

Sem o Sol, caros leitores, nós temos menos serotonina (hormônio da felicidade) no nosso corpo. Embora existam outras formas de ter mais serotonina, regular através da luz do Sol é a maneira mais fácil e natural, especialmente se for combinado com exercícios físicos.

Mas vale lembrar, queridos leitores, que é ideal tomar Sol na hora certa, até porque, tomar Sol em excesso pode até fazer mal para a saúde.

E aí, já sabiam de todas essas consequências que a falta de Sol pode nos trazer? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.