7 características curiosas da Terra que talvez nunca iremos entender

13/03/18 às 00h37

O mundo é um lugar fantástico e ao mesmo tempo misterioso. Apesar dos conhecimentos que nós acumulamos durante nossos milênios de existência, nós não fomos capazes de resolver todos os mistérios desse mundo. Nós nem estamos falando de dúvidas tão abstratas assim.

Por exemplo... Como foi formado do Grand Cânion? Certas coisas que estão "gravadas" no solo do nosso planeta e alguns fenômenos que acontecem nesse mundo, são simplesmente inexplicáveis, pelo menos em partes. Um outro grande exemplo é a grande extinção que nosoa planeta sofreu a milhões de anos atrás, levando a vida de mais de 90% das espécies do planeta.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns mistérios que deixam até hoje pesquisadores e cientistas intrigados. Vamos explorar um poucos essas verdades ainda não descobertas e o lugares cuja origem só é conhecida pelo próprio tempo. Descubra 7 características curiosas da Terra que talvez nunca vamos entender.

1 - O olho do Saara

O olho do Saara ou Estrutura de Richat é um estrutura um tanto quanto misteriosa e muito já se debateu sobre como se deu sua formação. A cerca de algumas décadas atrás acreditava-se que ela teria se formado devido o impacto de um meteoro. Contudo, o fato do local não apresentar dióxido de silício devido a suposta pressão do impacto descreditou essa hipótese.

2 - Uturuncu

O Uturuncu é um vulcão um tanto que "especial". Ele está localizado no sudeste da Bolívia e possuí seis quilômetros de altura. A última vez que o mesmo entrou em erupção foi a 300.000 anos atrás. O torna esse vulcão especial é o fato dele se encher de magma 10 vezes mais rápido que os vulcões normais. Em outras palavras, uma área de 70 quilômetros ao redor do vulcão se enche de magma rapidamente.

3 - A grande extinção permiana

Se você acha que a extinção dos dinossauros foi catastrófica, é porque você não conhece a extinção que a Terra sofreu no período permiano. Essa extinção é conhecida como a maior extinção que o planeta já passou. Cerca de 93 a 97% de todas as espécies animais e vegetais foram extintas. Até hoje se debate como essa extinção ocorreu para chegar a esse número de fatalidades tão absurdo.

4 - O lago Hillier

Algumas pessoas podem até pensar que se trata de uma ilusão de ótica... Até elas colocarem a água em um copo e ver que ela continua rosa. Lagos similares ao redor do mundo possuem uma coloração parecida devido a presença de algas ou de animais que liberam compostos na água. No caso do lago Hillier, nenhum desses dois elementos estão presentes. Acredita-se que sua cor está relacionada com uma reação química entre a alta salinidade do lago e suas rochas. Mesmo assim, não se sabe ao certo se é isso mesmo.

5 - "Armadilhas" nas dunas de Monte Baldy

Localizado no lado sul do lago de Michigan, Monte Baldy é a maior duna do local. Um fato curioso é que ela se move alguns centímetros e continua se estendendo em tamanho. Contudo, o que torna essa duna misteriosa é o fato dela criar buracos que podem te "engolir". Em 2013 um garoto de 6 anos foi soterrado ao cair em um buraco de 3 metros de profundidade que simplesmente "apareceu" embaixo dele.

6 - A idade do Grand Cânion

Por mais popular e estudado que o famoso Grand Cânion seja, ainda existem alguns mistérios em torno dele. Enquanto alguns pesquisadores afirmam que ele tem 6 milhões de anos, outros dizem que ele tem 70 milhões. Ninguém sabe ao certo qual a idade deste cânion e nem como ele se formou exatamente. Antigamente acreditava-se que foi o rio colorado que "escupiu" o cartão postal, mas essa hipótese já caiu por terra.

7 - Crise messiniana de salinidade

Se voltarmos seis milhões de anos atrás ao mar mediterrâneo.. Nós simplesmente não encontraríamos mar nenhum. Isso acontece pois nessa época esse mar havia se tornado um gigantesco deserto e ficou assim por mais ou menos 630.000 anos.

Até hoje pesquisadores e cientistas procuram entender o que exatamente fez esse fenômeno acontecer. A teoria mais aceita é que nesse período, devido a expansão das geleiras, criou-se um pedaço de terra que bloqueou o acesso do oceano ao mar. Junto a isso, também se soma possíveis movimentos tectônicos que criaram uma especie de barragem entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.