7 benefícios cientificamente comprovados de tomar tequila

13/09/17 às 18h33

Quem é que não gosta de tirar um dia para relaxar, aproveitando para beber um pouquinho, não é mesmo? Imagine que depois de uma longa semana de grandes atividades e responsabilidades, finalmente você tem a oportunidade de tirar um tempo para sair com os amigos e curtir... É realmente uma das melhores coisas do mundo. Bom, mas todos sabemos que ingerir bebidas alcoólicas em excesso é algo muito prejudicial para a saúde, então, todo o cuidado é pouco.

Mas será que você sabia que a tequila, em específico, pode trazer uma série de benefícios para nós, caso seja consumida de forma moderada? Pois é, alguns preferem bebê-la com limão e sal, outros adoram os drinques feitos com ela, enquanto alguns preferem a bebida pura mesmo, enfim, da forma que achar melhor, ela pode te ajudar a prevenir doenças e em outros processos do corpo humano.

Separamos abaixo alguns destes benefícios, mas é importante deixar claro que só é possível desfrutar de tudo isso se não beber de forma exagerada, estamos falando apenas de algumas doses durante a semana! Ficou curioso? Dá um olhada!

1 - Diminui as chances de demência

Existe uma linha muito tênue neste item. De acordo com estudos da Universidade Wake Forest, na Carolina do Sul, que foram divulgados pela BBC, pessoas que tem o costume de ingerir álcool (o que inclui a tequila) moderadamente, reduzem as chances de desenvolver algum tipo de demência no futuro, mas por outro lado, aqueles que consomem tequila e outras bebidas alcoólicas com frequência e de forma exagerada, dobram a possibilidade de desenvolver a doença, portanto, muito cuidado!

2 - Pode ajudar a perder peso

Exatamente isso! Ao contrário da grande maioria das bebidas alcoólicas, a tequila pode ajudar a emagrecer, ou simplesmente, não te fará engordar. Em consumo moderado, seu organismo pode fazer bom proveito das propriedades da planta agave, que é uma das matérias primas da bebida. Os açúcares da planta possuem uma estrutura molecular que é bem menos refinada que o normal e não são absorvidos por nosso corpo, o que não gera aumento de peso.

3 - Pode ajudar no combate à osteoporose

Sim, amigos! A tequila pode ser uma forte aliada no tratamento contra a osteoporose, também por meio da ajuda da planta agave. Se deve ao fato de que, em vários estudos, as substâncias da planta foram capazes de ajudar o organismo a absorver maiores taxas de magnésio e cálcio, que são essenciais para manter os ossos firmes e fortes, portanto, a bebida pode ser uma opção bastante viável para combater a fragilidade dos ossos.

4 - Também pode ajudar na prevenção de diabetes tipo 2

Ainda não se convenceu de que a tequila realmente pode ser uma boa amiga? Pois bem, além da capacidade de ajudar a prevenir a osteoporose, também pode atuar na prevenção da diabetes tipo 2, dando uma boa oportunidade aos diabéticos de desfrutarem as vezes da bebida. Mais uma vez, os açúcares da agave podem atuar de forma benéfica em nosso corpo, pois como não são absorvidos, acabam atuando como fibras.

Ao circular por nosso corpo sem ser digerido, pode evitar um pico de açúcar no sangue que poderia ser perigoso, e ainda estimula a produção de insulina. Mas vele lembrar que, se você for diabético e quiser introduzir a bebida em sua vida, consulte antes seu médico, afinal, cada organismo tem uma resposta diferente.

5 - Ajuda também no controle da insônia

A tequila possui algumas substâncias relaxantes, sendo capaz de literalmente, acalmar os nervos e ajudar pessoas que sofrem de insônia a induzir o sono. Vale lembrar que não é nada recomendável depender de algo para conseguir dormir, muito menos de uma bebida alcoólica, mas em casos excepcionais, é bem possível usá-la para conseguir dormir.

6 - Podem ajudar na digestão

Um estudo realizado no ano de 2012 pôde comprovar que algumas substâncias da tequila estimulam a proliferação de bactérias boas em nosso intestino, a transformando em uma boa aliada à digestão. O ideal é tomar um dose antes de uma refeição mais pesada, almoço por exemplo, para acelerar o metabolismo, e outra depois de comer, para ajudar o processo da digestão.

7 - Não dá ressaca

Bom, mas não se anime tanto assim pois não estamos falando de qualquer tequila. Para conseguir se livrar de uma "boa" ressaca de tequila, geralmente é preciso desembolsar um pouquinho mais, e procurar por uma bebida de qualidade. Busque por aquelas que são "100% agave" para conseguir este maravilhoso benefício. Geralmente as marcas mais baratas optam por compor a bebida com mais açúcares e álcool, o que certamente, irá lhe causar uma ressaca daquelas.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam de todos esses benefícios da tequila? Então aproveitem e compartilhem a ideia com seus amigos, aproveitem também pra deixar sua opinião aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.