7 animais que caçavam nossos antepassados

07/01/19 às 14h16

Na maior parte do tempo, você tem a sensação de que o ser humano é o maior predador do mundo. Isso é reflexo do nosso desenvolvimento social, tecnológico e cultural. Mas na prática, é bom você saber que, apesar de tudo isso, nós não somos os "grandes" predadores do planeta Terra. Se não fosse nossa "mágica" de usar as mãos para arremessar coisas desde sempre - pedras, arco e flecha, metal, fogo e armas de fogo -, nós com certeza estaríamos em uma situação complicada. Aliás, vai bem antes disso, começa quando começamos a andar em bandos, espantando os animais.

Essa é a verdade, os animais não saem por aí nos caçando porque eles preferem fugir da gente. Se eles realmente quisessem pegar humanos por aí nas matas, fariam - e às vezes o fazem - sem muita dificuldade. Ao olharmos nossa escala evolutiva, estivemos durante muito tempo em meio a esses animais ferozes e famintos. Ou seja, nós já fomos presas muito fáceis. Você sabe quem foram alguns dos animais que nos caçavam como se não houvesse amanhã? A Fatos Desconhecidos vai resolver isso, pois listamos 7 animais que caçavam nossos antepassados.

1 - Dente de Sabre

Quem não conhece o famoso Tigre Dente de Sabre? Ele atuava há mais de 300 mil anos atrás, e conseguia mastigar um ser humano inteiro sem muita dificuldade. Para você ter uma ideia do tamanho do animal, ele podia chegar a pesar até 500 quilos.

2 - Águia de Haast

O folclore Maori fala sobre uma ave que comia bebês. Depois de achar alguns fósseis, os cientistas acreditam que se trata da Águia do Haast. Apesar dela também poder atacar humanos, ela preferia atacar e comer as crianças, provavelmente pelo tamanho. Ela foi, sem dúvida, o maior predador do ser humano na Nova Zelândia.

3 - Crocodylus Anthropophagus


Há mais de um milhão de anos atrás, o Crocodylus anthropophagus caçava os seres humanos. Encontraram fósseis de humanos com mordidas desse predador, cujo nome significa "comedor de humanos". Acredita-se que eramos a fonte de alimento mais importante desse animal.

4 - Cobras

Sabe esse medo natural que o ser humano tem das cobras? Ele começou há pelo menos 100 milhões de anos atrás, quando nossa raça era uma das opções de alimento desses animais. Essa relação, inclusive, ajudou no nosso desenvolvimento. O medo mortal de ser comido por uma cobra fez com que os primatas antigos desenvolvessem cérebros maiores e olhos mais nítidos, pois precisamos nos esforçar para conseguir ver as cobras - diferente dos predadores grandes.

5 - Hienas

homo rhodesiensis é um ancestral comum dos neandertais e do Homo sapiens. Em 1994, encontraram um fóssil desse animal, e descobriram que ele havia sido comido por hienas. Acontece que esse ancestral vivia em cavernas, e as hienas também. Apesar de acreditarem que as hienas possam ter sido predadoras, não há certeza. Pode ser que as hienas tenham comido o corpo das demais depois de mortas.

6 - Quase todos os carnívoros

proconsul foi um primata do passado, um dos nossos primeiros ancestrais. Ele não possuía nem um metro e meio de altura, e não pesava nem ao menos 45 quilos. Habitante da África há mais de 15 milhões de anos atrás, ele parecia muito um macaco, andando de quatro por aí. Ele era a presa de, praticamente, qualquer carnívoro da região, indo dos pássaros aos mamíferos.

7 - Próprios seres humanos

Na Europa, já foram encontrados neandertais canibalizados por outros. Isso quer dizer que, por algum motivo, eles estavam comendo uns aos outros em algum momento da história. Aqui, entramos em um paradoxo. As calorias de um ser humano não são capazes de sustentar outro ser humano, porém, os neandertais tinham uma massa muscular maior.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que nunca mais vai fazer aquela aventura na floresta, aquele abraço.

VER COMENTÁRIOS
Via   Listverse  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.