7 animais pré-históricos que estão vivos até hoje

10/10/18 às 18h03

A pré-história foi uma época que, conforme os estudos, foi incrível pela diversidade de vida em nosso planeta. Época essa onde os animais eram livres e totalmente donos de todo o espaço terrestre. Além dos que conhecemos hoje, existiam milhares de outras espécies extremamente curiosas que passam por estudos até hoje. Dinossauros dominavam as terras, aves gigantes os ares e existiam tubarões extremamente grandes que tomavam conta dos oceanos. No entanto, algumas criaturas do passado ainda vagam pela terra e sofreram poucas mudanças pela seleção natural. Algumas espécies continuam com suas aparências pré-históricas até hoje.

Descentes de tubarões pré-históricos, formigas de 120 milhões de anos e até mesmo vermes. Pensando sobre tudo isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns animais pré-históricos que estão vivos até hoje. Se você souber de mais algum que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Camarão Girino

Conhecido oficialmente como Triops Longicaudatus, esse é o camarão girino. A criatura é um crustáceo de água doce que se parece muito com o pequeno caranguejo-ferradura. Estudiosos afirmam que ele mudou bem pouco nos últimos 70 milhões de anos e que habita a Terra há 220 milhões de anos.

2 - Lampreia

A lampreia é um peixe sem mandíbula e uma boca sugadora que mais se parece com um funil. Ele é conhecido pela capacidade de perfurar carne de outros peixes e sugar seu sangue. O fóssil da lampreia mais antigo encontrado na África do Sul remonta cerca de 360 milhões de anos.

3 - Esturjão

Ocupando rios, lagos e linhas costeiras, o esturjão também é chamado de "peixe primitivo" devido às suas características morfológicas que permanecem quase inalteradas desde os primeiro fósseis, há 200 milhões de anos. Devido a poluição, o peixe corre risco de extinção.

4 - Salamandra gigante chinesa

Essa é a maior salamandra e anfíbio do mundo, podendo atingir até 1,8 metros. Estima-se que a espécie ocupa a Terra há 170 milhões de anos. A criatura está criticamente ameaçada devido a perda de habitat, poluição e caça excessiva.

5 - Formiga heureka marcial

Essa formiga foi descoberta na floresta amazônica no Brasil. A espécie pertence à mais antiga linhagem distinta dos ancestrais de todas as formigas. Estima-se que ela habite o planeta há 120 milhões de anos.

6 - Tubarão duende

Esse tubarão mede até 4 metros de comprimento quando adulto. O tubarão duende é muito raro e vive nas profundezas. Sua aparência assustadora se mantém desde a pré-história. Estima-se que ele habite os oceanos há pelo menos 125 milhões de anos.

7 - Caranguejo-ferradura

Os caranguejos-ferradura são artrópodes marinhos e vivem principalmente em águas rasas do oceano. Considerado o parente mais próximo do trilobita, essa espécie está entre os fósseis mais conhecidos do mundo. Estima-se que existam há 450 milhões de anos.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

VER COMENTÁRIOS
Via   List25  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.