7 animais mais velhos do mundo que ainda estão vivos

12/03/18 às 23h28

Que bom seria se pudéssemos ter os nossos animais de estimação ao nosso lado pelo resto da vida, né? Infelizmente, perdemos os nossos bichinhos cedo demais as vezes. Porém, existem algumas exceções e alguns animais conseguiram atingir uma idade inacreditável.

Sejam eles domésticos, como o caso de um papagaio ou selvagens que vivem na natureza. E falando de idade, não estamos falando e algumas dezenas de anos e sim centenas de anos. Imagine só ter por perto um animal que viveu durante a Primeira ou Segunda Guerra Mundial? Acredite ou não, isso é possível. Além de ser inexplicável pelos cientistas. Embora seja muito difícil definir a idade exata dos animais selvagens, estudiosos conseguem afirmar uma idade semelhante a real.

Pensamos um pouco sobre isso e resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos pesquisou por exemplos de animais que nos provam que a intervenção humana pode ser o principal motivo da extinção de várias espécies, já que esses animais nos provam que podem viver por vários anos. Se você tem algum amigo que gosta desse tipo de assunto, compartilhe com ele essa matéria. Agora, sem mais delongas, confiram conosco e surpreendam-se.

1 - Charlie

Charlie é um papagaio que nasceu no ano de 1899, tendo hoje 119 anos. Ele é o animal de Peter Oram, que o comprou em 1965 para ficar em sua loja. Ele resolveu levar o pássaro para sua casa quando percebeu que ele gostava muito de cantar e fazer insultos anti-nazistas.

Charlie diz que aprendeu esses insultos na casa do primeiro ministro britânico, Sir Winston Churchill, que o comprou em 1937. A filha de Churchill afirma que o papagaio não era de seu pai, pois ele tinha um papagaio cinza.

2 - Esponja do Mar Minivan

Medindo 3,7 metros de largura e 2,1 de comprimento, essa é a maior esponja do mar já registrada. Ela foi descoberta há 2.100 metros debaixo dágua, entre o Havaí e Midway Atoll. Os pesquisadores não conseguiram descobrir a sua idade exata, mas pelo seu tamanho, ela pode ter milhares de anos.

Os cientistas acreditam que esse seja o animal mais velho do mundo. A idade não é o único mistério em torno da esponja, já que os pesquisadores não conseguiram identificar o seu gênero também.

3 - George

Com 140 anos, George ocupa o título de lagosta mais antiga do mundo. Ela foi encontrada em Newfoundland, no Canadá. O Peta foi quem resgatou o animal após ele ser vendido para um restaurante. George estava voltando para o mar após 10 dias depois de comprado. Outra lagosta que chegou a uma idade parecida com George foi Louie, que tinha 132 anos e vivia no aquário de um restaurante.

4 - Tubarão

Um tubarão sem nome da Groenlândia mantém o título de mais antigo do mundo. Acredita-se que ele tenha nascido entre 1501 e 1744 e sua idade pode estar entre 274 e 517 anos de idade. Mesmo se ele tiver 274, já é o animal da espécie mais velho do mundo. Antes de ser descoberto, esse título era de uma baleia com 211 anos. Os cientistas sempre souberam que os tubarões da Groenlândia têm um longo período de vida.

5 - Muja

Muja é o jacaré mais velho em um cativeiro. Ele vive em um zoológico sérvio. Acredita-se que ele tenha 80 anos de idade. Ele chegou ao Zoológico de Belgrado, na Alemanha, adulto no ano de 1937. Muja sobreviveu a 3 bombardeios na capital sérvia e a crise dos Bálcãs, na década de 1990. Muja tem um bom estado de saúde, apesar de ter tido uma de suas patas direitas amputada. Antes dele, o jacaré mais antigo era Cabulitis, que morreu com 75 anos em 2007, no zoológico de Riga, na Letônia.

6 - Jonathan

Jonathan é o jabuti mais velho do mundo e estima-se que tenha nascido em 1832. Assim sendo, ele possui 186 anos de idade. Porém, seu veterinário acredita que ele não tenha mais de 160. A expectativa média de vida desse animal é 150 anos. Jonathan vive na ilha de Santa Helena. Ele foi levado para a ilha em 1882 e até existe uma foto dele tirada em 1902. Ele vive com outras cinco tartarugas na residência oficial do governador de Santa Helena.

7 - Granny

Granny é a orca assassina mais velha do mundo. Acredita-se que ela tenha nascido em 1911, o que faz com que ela tenha 107 anos. Ela vive na natureza e vive em torno de Puget Sound, na Geórgia. Essas baleias costumam viver cerca de 50 anos, podendo chegar ao, no máximo, 80.

Ela tem uma marca única: um corte distintivo em uma barbatana. Ela foi capturada pela primeira vez na década de 1960, em Puget Sound, junto com outras baleias que seriam enviadas para um aquário marinho. Há suspeitas de que ela pode estar morta. Foi descoberta em 2016 nadando ao lado de uma baleia órfã que ela adotou. Essa baleia foi vista nadando sozinha depois.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Via   Listverse  
Imagens Ladobi
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.