7 agências de inteligência secretas ao redor do mundo

16/01/19 às 16h09

A curiosidade matou o gato e todos nós já ouvimos esse ditado e podemos concordar que ele tem sua parte de verdade. O ser humano tem uma curiosidade que pode ser considerada inerente à ele e isso pode ser comprovado com a criação de organizações inteiras apenas para descobrir segredos.

A existência dessas organizações é uma coisa boa, já que foram elas que preveniram que planos para prejudicar suas próprias nações acontecessem. Mas além dessas atividades boas para seus países, elas também despertam interesse pelas atividades sinistras que realizam. Listamos aqui algumas das agências secretas ao redor do mundo.

1 - Mossad

Ela foi formada logo depois da Segunda Guerra Mundial e essa agência de inteligência de Israel foi chamada, primeiramente, de Instituto de Coordenação. No começo, essa agência de inteligência não foi bem sucedida. Ela teve operações mal feitas e vários de seus policiais foram presos. Mas em 1952, Harel Mossad assumiu o comando e encontrou sua base. E em 1960, uma missão sul americana da agência capturou o nazista Adolf Eichmann.

Nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, os atletas israelenses foram massacrados nos jogos e Mossad descobriu os terroristas árabes responsáveis e os executou brutalmente. E o nome dessa missão para caçar os terroristas foi 'Operação Ira de Deus'.

2 - CIA

A conhecida agência de inteligência dos Estados Unidos foi fundada em 1947, e participou dos maiores sucessos na história da espionagem. Um dos marcos nos anos 1960, durante a era da Guerra Fria, foi o evento da Baía dos Porcos. A CIA deu apoio aos exilados para derrubarem o regime de Fidel Castro no país. Essa intenção falhou miseravelmente e depois a agência se redimiu usando tecnologia de ponta para achar armas nucleares russas nas proximidades.

Outro trabalho feito pela CIA foi na Guerra do Vietnã, quando eles lançaram combatentes do Vietnã do Sul no norte para conseguirem informações. Operações ilegais intituladas 'Jóias da Família' eram feitas, variando desde vigilância ilegal até homicídios diretos de funcionários estrangeiros.

3 - MI6

Essa agência de inteligência da Grã-Bretanha tem suas raízes na primeira agência britânica de inteligência criada em 1569, e a forma como ela existe hoje em dia começou por volta de 1912, antes do início da Primeira Guerra Mundial.

Nas décadas de 1930 e 1940, fizeram com que a reputação do MI6 fosse conhecida como uma das principais agências de espionagem do mundo. Depois da Segunda Guerra Mundial, o MI6 teve que tirar vários agentes russos infiltrados.E nos anos 1980 e 1990, eles se tornaram uma agência mais aberta. Eles ainda rastreiam e derrubam desde criminosos de guerra a participantes da Guerra Civil da Líbia.

4 - BND

O Serviço Federal de Inteligência, conhecido em alemão como Bundesnachrichtendienst, foi fundado durante a Guerra Fria, em 1956, e é a maior agência desse tipo no mundo inteiro. Ela tem mais de 300 locais na Alemanha e 6.500 funcionários. O BND se formou assim como a maioria das outras agências, espionando os russos, e se especializaram nos assuntos do Oriente Médio. Em 1967, eles previram a Guerra dos Seis dias quase que na hora.

Eles também conseguiram parar um ataque à Índia. E em 2005, foi divulgado que o BND estava vigiando vários jornalistas alemães e que eles estavam armazenando 220 milhões de conjuntos de metadados selecionados da vigilância por telefone em todo mundo.

5 - KGB

Essa agência de espionagem russa é praticamente a avó de todas as outras. De 1954 até o fim da URSS, em 1991, a KGB tinha uma reputação lendária. Muitas das coisas que a KGB fez na época da Guerra Fria, ainda são mantidas confidenciais. No começo, eles se especializaram em espionagem e descobriram os segredos dos EUA. Na década de 1970, eles se infiltraram nas eleições em Bangladesh e depois no Afeganistão, no final da década.

6 - ISI

A agência de Inteligência Inter-Serviços do Paquistão teve um grande papel no relacionamento do Afeganistão com a URSS no final dos anos 1970 e 1980. O ISI ficou do lado dos afegãos que enfrentaram os soviéticos e trabalhou junto com a CIA para conseguir treiná-los e financiá-los.

No começo dos anos 1990, quando a URSS acabou, o ISI deu apoio ao grupo talibã durante a Guerra Civil do Afeganistão. Ele também, supostamente, prejudicou as eleições do seu próprio país e foi acusado de tirar, ilegalmente, dinheiro dos donos de bancos do Paquistão.

7 - MSS

Essa agência chinesa é conhecida e poderosa, mas ela só existe desde 1983. Uma das formas de espionagem mais usadas hoje em dia é o hacking de computadores, e o MSS tem uma grande parte nesse quesito. Em 2018, dois hackers foram capturados pelos EUA e diziam agir em nome da organização. Eles já tinham roubado segredos de Estado de 12 países.

Essa organização é como se fosse um cruzamento entre o FBI e a CIA porque faz operações domésticas e estrangeiras em nome da segurança nacional. E algumas pessoas acreditam que o rápido crescimento econômico da China possa ser atribuído, em partes, ao MSS e ao roubo de propriedade intelectual de outras nações.

VER COMENTÁRIOS
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.