6 hormônios que fazem as pessoas envelhecerem mais facilmente

05/12/18 às 15h02

O envelhecimento é algo normal e inevitável. Com o tempo, nosso corpo vai decaindo, é natural da vida de qualquer ser vivo. As pessoas nascem, crescem e morrem, é normal. No entanto, às vezes, nosso corpo falha e por algum motivo, alguns hormônios deixam de ser produzidos.

O problema é que alguns desses hormônios interferem diretamente na juventude das mulheres. Sem eles, o corpo envelhece mais rápido e bom, é um caminho sem volta se não tomarmos a atitude correta.

Confira agora os hormônios que nos fazem envelhecer mais rápido.

1 - Estrogênio

O estrogênio está diretamente ligado a quantidade de colágeno e elastina que nosso corpo produz. Quando há uma queda do hormônio, as rugas se tornam mais evidentes e os seios caem. Todo o corpo sente de alguma forma a falta do hormônio e vai se desgastando aos poucos. Para tentar estabilizar os níveis hormonais no corpo, você pode tentar ingerir mais soja, linhaça, frutas e legumes.

2 - Somatotropina, hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento vai deixando de ser produzido com o passar da idade. Lembra daquele processo que mencionamos? Nascer, crescer e morrer? É preciso parar de crescer para ir para a próxima etapa. O problema é quando esse hormônio deixa de ser produzido, pois daí nossa massa muscular diminui e nossa resistência corporal também cai. Isso faz com que nosso corpo fique flácido e sem elasticidade. Para tentar driblar a falta do hormônio é recomendado a prática de exercícios, como caminhada e também aqueles que envolvem pesos.

3 - Prasterona

Também conhecido como DHEA, esse hormônio quando liberado em quantidades suficientes, só é produzido até os 30 anos de idade. Ele influencia diretamente na firmeza dos músculos e da pele. Também tem alguma ligação com nossos vasos sanguíneos, que com a queda do hormônio, se tornam mais frágeis. Para tentar controlar a queda deste hormônio é indicada a ingestão de gorduras saudáveis que podem ser encontradas em nozes, abacate e peixes.

4 - Melatonina

A melatonina influencia diretamente em nosso desempenho durante o dia. É a responsável por nos ajudar a adormecer e também age nos processos de renovação das células. Se há uma queda no hormônio, as rugas começam a aparecer, o cabelo cai e as manchas começam a aparecer. Para tentar regular as taxas de melatonina, deve-se inserir na dieta banana, tomate, arroz e milho. No entanto, é importante frisar que a cafeína, o tabaco e o álcool interferem na queda do hormônio.

5 - Cortisol

Este é o hormônio do estresse, que é causado pela tensão nervosa e interfere diretamente no envelhecimento prematuro. A desregulação do hormônio, interfere diretamente na pele, deixando-a ressecada, cinzenta, com maior chance de descamação e flácida. Para resolver esta queda hormonal, não se tem uma tarefa muito difícil e o primeiro passo é manter a calma. O outro fator consiste apenas na ingestão de água. Apenas um copo já ajuda a relaxar. Isso e música também, já que ajuda a acalmar os ânimos.

6 - Insulina

A insulina, além de estar diretamente ligada a quantidade de açúcar no sangue, também interfere na saúde da pele. Quando está em baixa, a pele se torna mais flácida, frágil e tende a desidratar-se. E não pense que a melhor forma de solucionar este problema é ingerindo mais açúcar, pois não é. No entanto, alguns cosméticos podem ajudar a contrabalancear a queda do hormônio.

VER COMENTÁRIOS
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
COMPARTILHAR INSCREVA-SE
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.