6 animais que são mais inteligentes que humanos

24/04/17 às 16h17
A evolução permitiu que os seres humanos desenvolvessem uma inteligência superior, o que fez com que eles dominassem a natureza e se tornassem a espécie dominante no planeta, intelectualmente. São diversos os aspectos que os tornam únicos, singulares, superiores aos animais. Ou será mesmo?
Algumas espécies de animais evoluíram a ponto de desenvolver um intelecto e habilidades que beiram a humana. É uma inteligência superior, que deixam até os cientistas perplexos.
Venha conhecer 6 animais que são mais inteligentes que humanos:

1 - Baleias e Golfinhos tem sua própria linguagem

Esses animais são conhecidos como Cetáceos, que significa "peixe grande", em latim. Ainda que não sejam peixes, esses mamíferos marinhos são extremamente inteligentes. Além de serem capazes de aprender muitas coisas, eles tem sua própria linguagem. Eles se comunicam uns com os outros através de sons, que também usam para identificar objetos e medir distâncias; como um sonar. E esse sistema de linguagem é tão complexo que eles conseguem até mesmo dar "nomes" uns para os outros. Eles conseguem, por exemplo, identificarem o formato de um peixe à distância, e depois avisar aos seus companheiros sobre o que conseguirem identificar. São animais incrivelmente espertos e misteriosos.

2 - Elefantes entram em luto

A Natureza não se importa muito com emoções. Vemos os carnívoros atacarem as presas, e deixando suas carcaças, e nem mesmo os animais da espécie ataca ficam muito tristes por isso. Mas não os Elefantes. Eles desenvolveram um sistema de Sentimentos. Quando um Elefante do grupo morre, os outros se juntam ao redor, em luto. Eles até mesmo tocam o cadáver com a tromba, como numa cerimônia de despedida, que pode durar muito tempo. Isso é um fenômeno extremamente difícil de ser registrado, porque os elefantes não fazem isso perto de humanos. É algo muito "pessoal" para eles, e eles tendem a não confiar nos humanos. Algumas famílias de Elefantes até mesmo criam "cemitérios", e alguns indivíduos podem desenvolver depressão e stress com a perda de um membro da família.

3 - Porcos conseguem jogar vídeo games

Para a maioria das pessoas, o Porco é só uma fonte de Bacon. porém, os pesquisadores descobriram que os Porcos são umas das criaturas mais inteligentes do planeta. O intelecto deles é igual ao dos primatas e dos cachorros, se assemelhando à inteligência de uma criança de 3 anos de idade. Porcos conseguem formar relacionamentos familiares assim como os seres humanos, além de compreender linguagem de símbolos, terem memórias excelentes e conseguirem se relacionar bem com seres humanos. E, talvez a coisa mais impressionante sobre eles, é que eles conseguem jogar vídeo games simples, e adoram gastar tempo com isso. Pesquisadores criaram jogos em telas touca que basicamente você só move as cores da tela, e os porcos adoraram.

4 - Polvos são incrivelmente espertos

Apesar de serem de outro filo (invertebrados) e totalmente diferente dos humanos, os Polvos conseguem fazer coisas muito inteligentes. Eles tem uma inteligência quase humana. Eles tem uma capacidade de autoconhecimento, complexas estratégias de defesa para suas casas, etc. Na Alemanha, um Polvo chamado Otto, residente de um aquário, aprendeu a jogar água nos visitantes e depois usou essa habilidade para jogar água nas luzes do lado de fora do aquário, para elas se apagarem. Ele fez isso para deixar o ambiente mais calmo para ele, e foi surpreendente. Fora isso, temos inúmeros casos de polvos fazendo coisas espetaculares, como desmontar e montar objetos, abrir potes, etc.

5 -  Lontras Marinhas tem guardam objetos preferidos

As Lontras por si só já são animais muito inteligentes. É um dos poucos animais que usam ferramentas para se alimentarem, ao quebrar a concha de certos moluscos com pedras. Além disso, quando uma Lontra encontra uma pedra perfeita para o serviço, ela guarda a rocha consigo, a levanto para todos os lugares. Ela tem uma dobra de pele específica debaixo das patas, nas "axilas", e guardam as pedras lá. Ela fica com a mesma pedra durante toda a vida. E as Lontras ainda brincam com suas pedras, quando não tem nada pra fazer.

6 - Peixe-Arqueiro caça usando jatos d'água

O Peixe-Arqueiro (Toxotes Jaculatrix) tem uma habilidade singular. Eles conseguem esguichar jatos d'água pela boca, e usam essa habilidade para caçar insetos que sobrevoam as águas rasas, onde eles vivem. A mira deles é precisa, e seus ataques são sempre certeiros. Quando o inseto cai na superfície, eles rapidamente o devoram. Além disso, esses peixes conseguem não só calcular a distância exata, como também o alcance e formato do jato, além de compensar mentalmente a refração da água na hora de mirar.
E então, leitor(a), o que achou desses fatos? Já sabia o que esses animais eram capazes de fazer? Qual fato mais te impressionou? Esquecemos de algum? Deixa pra gente nos comments (:
Via   Grunge  
Imagens Grunge YouTube
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.