5 vezes em que a computação gráfica falhou em filmes de heróis

14/07/17 às 18h03

Um fatos que contribui indiscutivelmente para hoje estarmos em um era de filme de super-heróis é a computação gráfica, também conhecida como CGI, da sigla em inglês Common Gateway Interface. O avanço de todos os aparatos tecnológicos apenas facilitaram as adapatações de personagens dos quadrinhos para o cinema. Afinal de contas, mostrar o Superman voando pelos céus, encolher o Homem Formiga, colocar Mulher Maravilha lutando contra Ares e mesmo dar vida ao próprio Tony Stark, seria algo extremamente complicado sem o auxilio da computação gráfica.

Embora seja muito bem-vindo e necessário em diversos trabalhos, alguns filmes simplesmente não sabem usar a tecnologia a seu favor. De um lado há produções que abusam tanto dos efeitos em CGI que prejudicam a estética do longa; por outro, tem aqueles filmes que, talvez por falta de verba em arcar com uma tecnologia melhor, desviam toda a tenção do espectador para uma computação gráfica grosseira, com um acabamento desleixado.

Como não falta exemplos de CGI que funcionaram de maneira bastante eficaz, separa alguns momentos em filmes de heróis que a computação gráfica deixou a desejar em realizar um de seus principais objetivos: tornar a cena verossímil.

5 - Mulher Gato (2004)

Então... Com todo respeito aos fãs que gostam do filme mas, quando nos referimos a este projeto, fica complicado encontrar alguma coisa positiva para defender. No caso da computação gráfica, em quase todo o filme ela é desperdiçada, no entanto, talvez os piores momentos, seja quando Selina Kyle (Halle Berry) pula entre os prédios da cidade. Nem mesmo gráficos de jogos eletrônicos conseguem ter um aspecto tão caricato quanto esses momentos no filme.

4 - Senhor Fantástico (Quarteto Fantástico, 2005)

A primeira tentativa da Fox de levar a família de heróis da Marvel para o cinema, embora seja um desagrado geral, ainda consegue ter seus admiradores. Os efeitos do filme não são de todos ruins, muitas explosões e lutas ficaram bem rezáveis, mesmo assim, ainda teve um efeito que incomodou: a elasticidade de Reed Richards (Ioan Gruffudd). Nem mesmo a invisibilidade da Mulher Invisível (Jessica Alba) ficou tão artificial quanto o corpo do Sr. Fantástico ao ser esticado, esse é um dos exemplos quando o CGI, por ser muito mal feito,acaba por desviar a atenção do espectador, ele quebra a barreira entre narrativa e realidade antes do filme encerrar. Isso não pode acontecer.

3 - Homem-Areia (Homem-Aranha 3, 2007)

O filme na época gerou bastante divisão entre crítica e público. Dez anos mais tarde, Homem-Aranha 3 parece ter se fixado no imaginário popular como um filme até aceitável, apesar dos pesares. Entre os tantos vilões que chegaram a aparecer no filme, Venom e Homem-Areia é competem entre si para ver quem ficou com o pior efeito de computação gráfica. Aqui, decidimos ficar com Flint Marko (Thomas Haden Church) porque Venom ainda consegue manter uma "boa" aparência, por outro lado, quando Flint se transforma em Homem-Areia, ele parece ter saído direto de um desenho animado.

2 - Dr. Destino (Quarteto Fantástico, 2015)

Mais uma vez, com todo respeito aos fãs da "última mais recente" tentativa da Fox com Quarteto Fantástico nos cinemas, mas Dr. Destino (Toby Kebbell) não convenceu em nenhum instante ser - mesmo que só um pouco - o temível vilão dos quadrinhos. Muito pelo contrário, no filme, Victor Von Doom mais parece estar revestido com uma espécie de carvão brilhoso. Como se o estúdio do tamanho da Fox não tivesse condições de arcar com efeitos melhores.

1 - Lanterna Verde (2011)

Assim como Mulher Gato, esse é um filme complicado de ser salvo. Não foi apenas o uniforme de Hal Jordan (Ryan Rreynolds), que por sinal foi cem por cento CGI, que decepcionou. Todo os efeitos usados ao longo do filme parecem um desperdício de tecnologia, a Tropa dos Lanternas Verdes também deixou bastante a desejar, até mesmo em seu desenvolvimento narrativo.

E você, concorda com a lista? Acredita que esses filmes realmente não souberam usar a computação gráfica a seu favor? Lembra de mais exemplos? Então não deixe de contar para a gente!

Via   SR     IMDB  
Gabi Noronha
Khaleesi do horror, mantedora da zoeira e entusiasta da cultura pop!
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.