5 coisas que Stranger Things pegou emprestado de It: A Coisa

12/09/17 às 17h09

Ambientação sombria, grupo de amigos andando de bicicleta e tentando resolver um mistério, dificuldades e medos infantis e um terrível monstro ameaçando o grupo. Só um minuto... Estamos falando de Stranger Things da Netflix ou de It de Stephen King? Sabemos que os irmãos Duffer tiveram muitas referências de filmes dos anos 80 como Alien na hora de criar Stranger Things, mas ao que tudo indica o romance de Stephen King também os inspirou em vários aspectos...

Será? Confira algumas características em comum entre as duas obras. Vale lembrar que as duas também têm suas particularidades que as tornam ótimas e especiais cada uma a seu modo!

1 - Uma garota se une ao grupo

Stranger Things apresentou a personagem feminina Eleven que se junta a um grupo de amigos garotos. O passado dessa personagem inclui vários experimentos conduzidos por Brenner, pessoa que ela reconhece como uma figura paterna. Em It, há uma personagem de origem semelhante: Beverly Mash, uma garota que foi abusada por seu pai que se torna vitima de abuso doméstico.

2 - Esconderijo

Tanto em It quanto em Stranger Things, as crianças precisam de um lugar para se reunir e se sentirem seguros entre amigos. Enquanto Stranger Things utiliza com sucesso a ambientação de vários garotinhos reunidos no porão jogando RPG (referência que agradou ainda mais os fãs da série), o Clube dos Perdedores se encontram numa região arborizada próxima ao aterro sanitário. Nada seguro, mas cumpre bem o seu papel de ser o paraíso do grupo.

3 - Bullying

Um nerd de verdade sabe o que é ser o esquisitão da turma durante a infância e Stranger Things e It retratam bem isso. Na série da Netflix, os garotos jogam RPG no porão, se encontram com o professor de ciências no intervalo, e Dustin ainda tem o problema de não ter os dentinhos da frente. Já em It, o Clube dos Perdedores todo é perseguido por Henry Bowers e sua gangue e todos tem suas fraquezas: Eddie é asmático, Ben está acima do peso e Bill é gago. As dificuldades e fraquezas das crianças são fatores que as tornam tão apegadas aos amigos e mais fortes juntos.

4 - Amizade

Stephen King é conhecido por colocar a amizade como algo importante em suas narrativas, e Stranger Things emplacou a seguinte frase durante a primeira temporada: Amigos não mentem. Mesmo que surjam intrigas e diferenças entre os integrantes do grupo eles são resolvidos em função do bem maior: a amizade entre eles. Como esquecer a briga entre Mike e Lucas a respeito do quão confiável Eleven era? Ainda bem que eles se acertaram algum tempo depois!

5 - Monstros

Pennywise não é um palhaço, mas sim uma entidade maligna de milhões de anos que assume forma de outra coisa que tenha potencial para assustar suas vítimas, já Demogorgon vem de um universo alternativo, o Mundo Invertido, quando sente cheiro de sangue. Alguns fãs dizem que esse monstro é uma criação de Eleven como reflexo do medo e desespero que ela sentia durante os experimentos em que ela foi uma cobaia. Mas caso isso não se confirme, há uma outra semelhança entre os dois: o poder de telecinese.

Você é fã de Stranger Things? Já assistiu o filme de It que foi lançado semana passada? Que outras semelhanças você vê entre as duas obras? Deixe sua opinião nos comentários!

Ana Monteiro
Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Estudante de cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura. @HeartillyR_
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.