4 filmes abandonados que deixaram incríveis artes conceituais

19/05/17 às 18h33

Arte conceitual são ilustrações que ocorrem antes das filmagens dos filmes e é através dela que a equipe criativa discute o rumo de cenários, personagens e mais alguns detalhes sobre a produção. Ela serve como um guia visual, "valorizando mais a ideia por trás da obra". Normalmente, por curiosidade, cinéfilos e nerd de uma maneira geral são as pessoas que mais costumam acompanhar a divulgação dessas artes. Elas são tão importantes que mesmo filmes que nunca chegaram a sair do papel, possuem esboços.

Algumas imagens são tão bonitas e interessantes que merecem uma conferida. Por isso, selecionamos alguns filmes que, embora não tenham conseguido sair do papel, deixaram boa artes conceituais.

1 - Nas Montanhas da Loucura (por Guillermo del Toro)

A adaptação da obra literária de H.P. Lovecraft para o cinema teve um início conturbado. Del Toro e Matthew Robbins escreveram o roteiro e, a princípio, gostariam que Tom Cruise estrelasse, por outro lado, a Universal Studios, responsável pelo projeto, queria James McAvoy no papel principal. Como bem conhecemos Del Toro, ele insistiu por um filme que fosse classificação indicativa para maiores de idade, ele tinha grandes planos para a produção, porém, a Universal fez questão de cortas todos os seus sonhos e o projeto que tinha data de lançamento prevista para 2011, acabou morrendo.

No livro, a história se passa no Ártico e acompanha um grupo de expedição, liderado pelo Dr. William Dyer, os quais testemunham terrores no local.

2 - Akira (por Albert Hughes)

Não é de hoje que Hollywood tenta levar Akira aos cinemas, mas a zica é grande. O mangá/anime é um dos mais importantes e populares do meio, por isso, quando em 2002 a Warner Bros. adquiriu os direitos da obra, o que não faltou foram pessoas cheias de ideias para o projeto, entre elas Zac Efron, Robert Pattison, Andrew Garfield, Joseph Gordon-Levitt e Chris Evans. A produção estava engavetada desde 2011, mesmo assim, isso não impediu que o artista Ruairi Robinson, em 2014, fizesse alguns esboços sobre o que Akira poderia ser.

3 - Predador (por Vincenzo Natali)

Natali se aventura pela ficção científica com Splice e, por pouco, não chegou a Predadores. O diretor levou sua ideia e algumas artes conceituais até a 20th Century Fox. Na época, o estúdio não teve interesse algum na produção do filme. Anos depois eles mudaram de ideia e aprovaram o roteiro de Robert Rodriguez e em 2010, Predators chegava aos cinemas com Adrien Brody no papel principal.

4 - Bioshock (por Gore Verbinski)

Muitos fãs sonham pelo dia no qual poderão assistir à adaptação cinematográfica de Bioshock, um dos maiores clássicos modernos do videogame. Curiosamente, o projeto já esteve no papel, o triste é que ele permanece lá até hoje. A ideia era desenvolver um filme que fizesse jus ao jogo, com todos os seus elementos científicos e fantásticos, inclusive com classificação indicativa para maiores de idade. Infelizmente, o estúdio por trás da produção era a Universal, ou seja, tudo foi negado, o resultado foi o abandono do projeto pela equipe criativa. Em uma entrevista ao site ComingSoon, o ex-futuro diretor Gore Verbinski disse: "Nós simplesmente não tivemos nenhum apoio para fazer um filme para maiores de idade, este foi o preço".

Gostou das imagens? Compartilhe sua opinião com a gente.

Via   Dorkly  
Imagens Dorkly
Gabi Noronha
Khaleesi do horror, mantedora da zoeira e entusiasta da cultura pop!
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.