20 fotos da fracassada 'cidade do futuro' chinesa

11/05/17 às 16h53

Em 2001 a cidade de Ordos, na China, começou a ser construída, na época, o objetivo era abrigar milhões de habitantes, porém, atualmente o que reina no lugar é um imenso vazio. Isso porque apenas 2% dos edifícios no local foram preenchidos, já o restante foi abandonado, dando a Ordos o título de Cidade Fantasma da China.

O fotógrafo Raphael Olivier esteve na cidade e compartilhou a sua impressão. "Toda a cidade se sente como uma estação espacial pós-apocalíptica saindo de um filme de ficção científica", disse. Ele ainda registou imagens do local, disponíveis também no site do artista. A Fatos Desconhecidos separou algumas fotos da fracassada cidade do futuro chinesa. Confira.

#1

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, empresas de mineração privadas obtiveram os direitos de cavar nos  depósitos de Ordos. Na época, o fluxo de novos negócios gerou muita receita tributária.

#2

Sendo assim, o governo chinês decidiu construir uma cidade do zero. E em 2005 centenas de milhões de dólares começaram a ser destinados para imóveis e infra-estrutura da cidade.

#3

Porém, em 2010, a abundância de habitação em um mercado inexistente levou a uma bolha imobiliária. E famílias começaram a se mudar de Ordos.

#4

Na época, um grande prédio chamado Ordos New Town surgiu a poucos quilômetros da cidade.

#5

Porém, no final apenas os funcionários do governo e as pessoas que trabalharam na construção da cidade se mudaram para Ordos.

#6

Atualmente, apenas um terço da cidade está habitada. Estima-se que 80% a 90% dos prédios no local estão vazios.

#7

Sendo assim, Ordos acabou se tornando uma cidade futurística e fantasma.

#8

Uma estátua de cavalos está abrigada no centro da cidade. Os animais se tornaram o símbolo de Ordos, e representam uma cultura nômade.

#9

Mas a arquitetura da cidade chamou atenção de turistas e jornalistas que constantemente visitam o local.

#10

O museu de arte da cidade de Ordos, por exemplo, foi uma das construções que mais chamou a atenção de especialistas da área.

#11

O estádio da cidade foi construído para abrigar 35 mil pessoas, mas nunca foi usado.

#12

Essa vila foi projetada por 100 arquitetos e tem 1.000 metros quadrados.

#13

Algumas estruturas ficaram em ruínas logo após a construção. Alguns edifícios parecem inacabados.

#14

Há alguns anos, o governo chegou a recrutar algumas pessoas para morar na cidade de Ordos. Agricultores chegaram a ser subordinados e como recompensa eles ganhariam apartamentos.

#15

Secretarias do governo foram transferidas para Ordos com o objetivo de fazer com que os funcionários públicos se mudassem para a cidade.

#16

Algumas escolas também foram transferidas para a cidade. Edifícios e apartamentos se transformaram em dormitórios para os estudantes.

#17

Atualmente, estima-se que 100 mil pessoas habitam a cidade, porém, os números são incertos, já que o governo esconde dados para cobrir o desastre urbanístico.

#18

Mas mesmo com esse possível número de habitantes, Ordos não está perto de cumprir a sua capacidade.

#19

Algumas pessoas afirmam que o desastre na cidade aconteceu por falta de planejamento do governo.

#20

E especialistas afirmam que essa falta de planejamento pode ser uma ameaça para a economia chinesa.

O que você achou dessa cidade? Compartilhe conosco a sua opinião.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.