14 imagens intensas de sobreviventes do holocausto e o que pensam

24/04/17 às 15h43

Durante a Segunda Guerra Mundial, os exércitos comandados por Adolf Hitler foram responsáveis pela execução de cerca de seis milhões de judeus, incluindo 1,5 milhão de crianças. O Holocausto provocou um clima de terror ao redor da vida de judeus perseguidos, capturados e mortos das formas mais cruéis em campos de trabalho e de concentração.

Leia mais sobre os truques e técnicas que os sobreviventes usaram durante o Holocausto.

O projeto "Survivor" (Sobrevivente, em inglês) foi atrás de várias pessoas que sobreviveram ao episódio para retratar suas histórias por meio de fotos e mensagens. Cada pessoa registrada numa das imagens do projeto é um sobrevivente do Holocausto e redigiu uma nota manuscrita sobre o evento. Os relatos são variados, passando por raiva, paz, esperança e outras sensações e sentimentos.

O fotógrafo Harry Borden é o responsável por trás das emocionantes notas e imagens. Seu projeto começou há cerca de dez anos e precisou de cinco anos de viagens para que ele conseguisse encontrar os 200 participantes que reuniu num livro. Para tentar criar uma sensação de intimidade e privacidade, fotografou cada pessoa em sua própria casa, utilizando apenas luzes naturais.

A série carrega muita emoção ao mesmo tempo em que dá voz às vítimas de um dos momentos mais sombrios da história recente da humanidade.

Confira as imagens e as histórias de cada um dos sobreviventes registrados por Harry Borden.

1 - Felix Fibich

"Em minha dança eu tentava expressar uma gama completa de emoções, da alegria de viver à tristeza profunda da dor e do sofrimento da vida trágica."

2 - Agi Muller

"Como uma judia húngara, eu corri dos alemães, eu corri dos soviéticos. Eu parei de correr. O amor e a beleza me cercam!"

3 - Leon Jedwab

"Eu acredito que eu sou o último sobrevivente do Holocausto de cerca de 70 famílias, incluindo minha mãe, irmã e irmão, que viveram na minha cidade natal. Zagórów, na Polônia. Eu ainda vivo com os pesadelos."

4 - Mary Elias

"A última vez em que vi meus pais foi quando nós chegamos em Auschwitz. Meu pai voltou para pegar seu livro de orações. Ele nos beijou e disse ‘Nós nunca mais nos veremos de novo.’"

5 - Dan Vaintraub

"O dia do meu nascimento conta toda a história. 10/11/1938*."

*A data se refere ao evento Kristallnacht (ou Noite dos Cristais). Na ocasião, organizações paramilitares e civis alemães fizeram um violento ataque a judeus enquanto as autoridades observaram tudo sem intervir.

6 - Lidia Vago

"No Limbo: No buraco do nosso Planeta Terra/ Auschwitz / Eles me levaram para fora / Quando deixou de ser;/ Mas quem leva para fora isso de mim? / Ainda existe. / Só a morte vai ser meu exorcista."

7 - Tuvia Lipson

"Eu mal sabia que iria encontrar força para sobreviver àquelas circunstâncias insuportáveis que ainda estão muito além da compreensão humana. Eu me orgulho em dizer que eu estou aqui, mas muitos daqueles que são partes de nossa vida não estou. E assim meu coração chora em silêncio."

8 - Kitia Altmann

"No fim das contas, o Holocausto foi todo sobre pessoas!! Boas pessoas, más pessoas, e aquelas que eram indiferentes. Para mim a sobrevivência é um processo em andamento."

9 - Leon Rosenzweig

"A melhor parte da minha vida é quando eu estou com minha família."

10 - Relli Robinson

"É obrigação moral e consciente dos sobreviventes do Holocausto, e dos judeus de todo o mundo, carregar a tocha da memória do Holocausto e do heroísmo deste terremoto humano da ‘Europa Cultural‘ (1939-1945), de geração em geração, até que nenhum de nós, sobreviventes das chamas do inferno, vai estar mais vivo."

11 - Janek (Yona) Fuchs

"Hoje tendo três filhos e 14 netos, eu acho que ganhei a guerra contra Hitler!"

12 - Eve Kugler

"Eu sou uma sobrevivente infantil. Aqueles que sobreviveram não eram mais valiosos do que os que morreram. Nem mais corajosos, ricos, inteligentes ou cheios de recurso. Nós não éramos. Nós apenas tivemos sorte."

13 - John Balan

"Como uma criança escondida, eu frequentemente falo para crianças sobre minhas experiências. Minha maior preocupação é quem irá continuar a contar as nossas histórias quando tivermos ido embora em alguns anos?"

14 - Mirjam Finkelstein

"Eu penso em mim antes como uma pessoa, uma esposa e mãe e por último como sobrevivente."

Desde que o projeto começou, a medida em que os anos passam, menos e menos sobreviventes restam para compartilhar as suas histórias. Cada uma das mensagens é um lembrete de nossa responsabilidade coletiva para nunca esquecer os horrores do passado, honrar os que não sobreviveram e garantir que o mesmo tipo de crueldade nunca aconteça novamente.

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.