10 coisas importantíssimas que a China inventou primeiro

18/07/17 às 16h58

As civilizações ocidentais têm uma tendência a achar que as principais invenções da humanidade aconteceram do lado de cá do mundo, principalmente na Europa. De fato, várias descobertas importantes no mundo da ciência foram feitas por estudiosos da região, mas isso não significa que elas são as mais avançadas, ou mesmo que surgiram ali pela primeira vez.

Muitas descobertas fundamentais e revolucionárias para a história da humanidade já haviam sido feitas por civilizações do oriente muito antes dos europeus tomarem conhecimento delas. Não apenas elas ajudaram a mudar a forma como as pessoas faziam muitas coisas, como provam que algumas das sociedades mais avançadas da história estavam do outro lado do mundo.

Aqui estão algumas das descobertas e invenções mais importantes dos chineses antigos.

1 - Macarrão

Talvez você pense que os italianos estão por trás da invenção do macarrão, mas arqueólogos encontraram evidências de potes com macarrão que datam de 4 mil anos atrás, na China. Os indícios podem comprovar que os chineses já preparavam o prato muitos anos antes dos italianos, que ficaram famosos no mundo inteiro com receitas da massa.

2 - Pólvora

No ano 300, cientistas chineses começaram a escrever que alguns ingredientes como enxofre, carvão e nitrato de potássio poderiam ser misturados para produzir faíscas e explosões. Rapidamente, o conhecimento foi capaz de criar uma ferramente utilizada em guerras e celebrações, já que as primeiras versões do pó explosivo eram utilizadas em fogos de artifício.

Por volta do ano 900, os chineses já utilizavam o pó para lançar bolas de fogo na direção de cidades e territórios inimigos. Os primeiros registros de utilização da pólvora pelos ocidentais datam apenas de 1200, anos depois. Supostamente, a descoberta aconteceu depois que os europeus tiveram contato com os povos do oriente durante as Cruzadas.

3 - Imprensa

Certamente você já ouviu falar da atribuição da invenção da imprensa a Gutenberg. A tecnologia ajudou a moldar a cultura da Europa e divulgar livros diversos, incluindo a Bíblia, por todo o continente. Porém, os chineses já tinham feito algo assim muito antes.

Durante a Dinastia Tang (de 618 a 907), engenheiros chineses começaram a utilizar blocos de madeira para imprimir desenhos em seda e outro tecidos. Rapidamente a tecnologia passou a ser utilizada para a reprodução de manuscritos budistas e, no ano de 868, do primeiro livro. A publicação traduzia um texto indiano mais de 500 anos antes do nascimento de Gutenberg.

4 - Dinheiro de papel

As notas com valor monetário que fazem parte de todo sistema financeiro organizado ao redor do mundo surgiram na China em meados dos anos 700. Quando a inflação e desvalorização das moedas passaram a influenciar na economia do país e se tornaram ineficientes, a decisão foi converter as moedas de ouro em notas pela primeira vez na história. A decisão foi tão importante que é utilizada ainda hoje em praticamente todas as economias ao redor do mundo.

5 - Bússola

Apesar de não ser uma invenção tão comum no dia-a-dia da maioria das pessoas, como a escova de dentes, a bússola magnética é fundamental para o desenvolvimento de vários conhecimentos da humanidade, principalmente no âmbito da navegação. Ainda durante a Dinastia Han, os chineses já utilizavam rochas magnéticas para criar dispositivos que apontavam sempre para o norte e ajudavam na percepção de localização.

No início, a invenção era utilizada apenas em rituais tradicionais, mas rapidamente passou a ser aplicada em situações de navegação, tanto no mar como em terra. Anos mais tarde, a invenção foi transformada num objeto mais próximo da bússola que conhecemos hoje, utilizando agulhas metálicas.

6 - Bebidas alcoólicas

As primeiras bebidas alcoólicas foram inventadas na China a mais de nove mil anos atrás e descobertas por arqueólogos no fim dos anos 90. Na ocasião, cacos de cerâmicas foram encontradas com um estranho resíduo no norte da China. Depois de examinados, os cacos revelaram tipos de sucos fermentados de arroz, mel e frutas, o que poderia ser considerado a primeira versão do hidromel.

Muitos acreditam que as primeiras bebidas alcoólicas têm extrema importância para o desenvolvimento das civilizações, já que permitia que as pessoas pudessem beber água livre de impurezas e limpassem feridas e alimentos.

7 - Papel

Um povo que inventou as notas de dinheiro e a imprensa certamente teria alguma ligação com o material utilizado para a impressão desses materiais, certo? Por volta do ano 100, durante a Dinastia Han, os chineses descobriram como fazer o material a partir de bambus, maconha e outras plantas fibrosas.

Outras regiões do mundo já conheciam tipos de pergaminho e papiro antes disso, mas o método dos chineses acabou se provando mais eficiente e mais popular na fabricação de materiam para escrita, pois não precisava de tanto cuidado para armazenamento ou preparações tão específicas.

8 - Leme de embarcações

Enquanto a maior parte da humanidade que navegava ainda utilizava remos para direcionar seus barcos, os chineses antigos criaram uma nova forma de guiar o meio de transporte por volta do ano 100. A novidade permitia um controle mais preciso do direcionamento do barco, já que não apostava na força de um homem sozinho tentando guiar um remo de direção.

Com a instalação dos lemes, o barco poderia ser controlado com menos esforço, graças a um sistema de alavancas. De acordo com os registros históricos, a primeira vez em que um leme foi utilizado na Europa aconteceu apenas mil anos depois disso, ao sul da Inglaterra.

9 - Besta

A besta é uma arma que utiliza o conceito de um arco e flecha horizontal com mecanismo de disparo semelhante ao de uma espingarda. Em imagens reais ou de ficção da Europa medieval é possível encontrar vários registros da arma, mas ela foi inventada durante um período caótico e violento que resultou na criação do primeiro império chinês.

A arma era extremamente valiosa pois não precisava da força de guerreiros habilidosos, como no caso dos arcos comuns. A besta chinesa ainda teve uma importante variante chamada besta de repetição. A inovação permitia lançar de cinco a dez projéteis de uma só vez, marcando uma das primeiras tentativas da humanidade de criar uma arma automática.

10 - Escova de dentes

Civilizações antigas da Mesopotâmia e do Egito já tinham preocupação com a saúde e higiene dos dentes a partir de ervas especiais ou utilização de gravetos, mas as primeiras escovas de dentes só surgiram graças aos chineses, no século 15.

As escovas chinesas eram feitas de pelos de porcos presos em gravetos de bambu. Enquanto as formas primitivas de higiene dental com mastigação de ervas buscava remover impurezas da boca e manter o hálito fresco, as escovas foram desenvolvidas para tirar camadas de sujeira e impedir a deterioração e queda dos dentes.

Deu pra perceber que os chineses estavam à frente dos ocidentais em vários conhecimentos, não é mesmo? Qual invenção você achou mais revolucionária?

PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.