Você precisa conhecer a Aurora Austral, tão linda quanto sua irmã

10/04/17 às 18h28

Antes de mais nada, vamos explicar algo que vocês já devem ter escutado muito, a aurora boreal. São fenômenos que ocorrem nas regiões polares do norte do nosso planeta. A aurora boreal pode ser avistada durante à noite ou no final da tarde, e podemos ver a olho nu, luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas.

Ela toma a forma de arcos homogêneos junto ao horizonte, bandas irregulares que se unem para formar auroras móveis em forma de cortina, semelhante a nuvens com limites pouco nítidos e raios que se separam formando um leque. Uma verdadeira maravilha, certo? Bom, agora que já explicamos o que é a aurora boreal, chegou a hora de explicar quem é a sua "irmã", a aurora austral. Já leu a nossa matéria que mostra 14 coisas que você nem imaginava que existiam na Terra?

Mas qual a diferença entre as auroras? A aurora boreal acontece ao norte, enquanto a austral ao sul da Terra. Sendo assim, nos países nórdicos como Suécia, Islândia e Finlândia tem aurora boreal. A aurora austral só é visível em locais como a Antártida, o sol da América do Sul ou Austrália. Quando Philip Dubbi viu a aurora astral nos céus da Austrália, ele registrou esse fenômeno maravilhoso.

Dubbin tem 53 anos de idade e trabalha como TI. Um certa noite, ele se dirigiu para o Mushroom Reed, em Melbourne, ao longo da Península de Mornington.

"Observar a aurora é uma visão relaxante, mas também inspiradora", disse Philip em entrevista ao Daily Mail.

"Especialmente em uma noite clara e calma. Embora não possamos ver as cores brilhantes a olho nu, ao menos podemos ver uma grande tempestade de cores", completou Dubbin.

Esse fenômeno visual ocorre quando elétrons e prótons eletricamente carregados aceleram através do campo magnético da Terra e colidem com átomos neutros na camada superior da atmosfera. Gostaram das fotografias da aurora Austral? Vão gostar mais ainda do vídeo abaixo:

https://vimeo.com/210493987

E aí, caros leitores, já conheciam esse fenômeno ou só a aurora boreal? Deixei aqui seu comentário!

Via   Notícias Terra     Bored Panda  
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.