Será possível que um dia vamos conseguir viajar no tempo?

11/04/17 às 17h35

E quantas vezes vocês já pensaram em voltar no tempo? Quantas vezes vocês já desejaram voltar no tempo para mudar as coisas e fazer tudo diferente? Ou simplesmente voltar no tempo para não cometer os erros mais grotescos que vocês cometeram? É, talvez esse seja um topo que o homem dificilmente conseguirá alcançar.

Em entrevista a Revista Galileu, o astrofísico, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e pesquisador de buracos negros, Rodrigo Nemmen, diz que é possível viajar no tempo sim, mas somente para o futuro.

Já para o gênio Stephen Hawking, como ele escreveu em um artigo, existem três formas diferentes de viajarmos no tempo que ele as considera possíveis. Então, vamos lá para essa três formas:

A quarta dimensão

Primeiramente nós precisamos ter em mente que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura, certo? Hawking usa como exemplo o percurso de um carro. Quando vamos para frente, nos movemos para um dimensão, quando vamos para esquerda ou direita, nos movemos para outra dimensão. A terceira é se você sobe ou desce algum relevo, e q quarta pe o tempo que levamos para fazer isso.

Como podemos ver nos filmes, sempre eles usam uma máquia do tempo ou algo do tipo que cria uma brecha na quarta dimensão e assim nos permite viajar para o futuro ou para o passado. É claro que essa história da máquina é ficcional, mas acreditem, esse conceito pode ser até "praticável".

As leis da física permitem uma noção de viagens no tempo, através do que conhecemos como "buracos de minhoca", e para Hawking, os buracos de minhoca estão ao nosso redor, porém, são tão pequenos que não podemos vê-los. Hawking diz que nada que conhecemos pe liso e completamente sólido, tudo que existe tem pequenos buracos ou rugas e isso quer dizer que o tempo, assim como a quarta dimensão, também tem algumas imperfeições que poderiam ser aproveitadas para viagens no tempo. Mas tudo isso, caros amigos, só pode acontecer se conseguirmos encontrar tais imperfeições da quarta dimensão.  Já leu a nossa matéria com as 5 coisas que vão destruir a humanidade segundo Hawking?

O tempo como um rio corrente

Segundo Hawking, a radiação talvez possa inutilizar buracos de minhoca que cientistas esticassem para que as pessoas viajassem no tempo. Mas Hawking tem outra solução, que é navegar o rio das variáveis do tempo. Mas como assim? Bom, o tempo flui como um rio e nós somos carregados pela corrente, como se fosse um barco descendo a correnteza de um rio. E, como todo rio, há lugares em que a correnteza é mais rápida ou mais lenta, e essa seria a brecha para viagens para o futuro.

Albert Einstein teve essa ideia a um século atrás, e Hawking diz que ele estava completamente certo. A prova disso pode ser vista em satélites que possuem relógios internos, pois quando eles saem da Terra, os relógios estão certos, mas ficam adiantados no espaço, pois o tempo fora do planeta é mais rápido. É preciso deixar claro que o tempo não é absoluto, pois um segundo aqui na Terra não é igual a um segundo em qualquer outra parte do Universo, e isso explica porque os relógios dos satélites ficam adiantados no espaço.

Até hoje, as maneiras que os especialistas encontraram para viajar no tempo foram em um a viagem próxima a velocidade da luz ou simplesmente sobrevoando uma região onde a força da gravidade seja extrema, como uma estrela de nêutrons ou um buraco negro.

Vapor quântico e pequenos buracos de minhoca

Em escalas menores do que a escala atômica, a matéria se transforma no que é chamado pelos físicos de vapor quântico. É de lá que os buracos de minhoca nos quais citamos anteriormente existem. Pequenos túneis se abrem e se fecham de forma aleatória que pode nos levar a lugares diferentes no tempo.

Hawking acredita que, mesmo sendo uma estrutura minúscula, é possível esticar um buraco de minhoca desses, deixando-o grande para que caiba uma pessoa. Segundo teorias, esses buracos, se esticados, poderiam nos levar para outros lugares no tempo. Porém, existem paradoxos estranhos que envolvem viagens ao passado, como aquele papo de que se você viaja ao passado, pode evitar que seus pais se conheçam, e como você nasceria no futuro? É por isso que seria possível apenas fazer viagens para o futuro.

Bom, amigos, não sabemos se poderia ser uma boa ideia viajar no tempo, até porque, ninguém sabe quais poderiam ser as consequências da viagem no tempo. Mas e você, qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.