Se podemos ver o sol porque não conseguimos ver as demais estrelas pela manhã?

01/08/17 às 13h43

A existência de vida na Terra é mesmo impressionante, não é? É incrível imaginar que existem inúmeras pessoas ocupando um mesmo planeta, dividindo o mesmo ar, alimentos e tecnologias, sem contar que ainda temos plantas e animais compartilhando o mesmo espaço. Muito se questiona sobre a vida em outros planetas, mas até hoje, nada foi de fato comprovado e existem apenas especulações.

Bom, existem ainda bilhões de galáxias (aglomerados de estrelas, planetas, entre outros elementos) espalhadas pelo nosso universo. Quantificar quantas são exatamente é um processo difícil e que certamente, demanda de tempo, até porque, a cada dia que se passa novas descobertas são feitas. Um dos elementos mais incríveis de tudo isso, sem dúvida, são as estrelas. Quem é que nunca parou para observá-las durante uma noite qualquer? Se não fez isso, faça! É uma das melhores oportunidades de contemplar uma visão fantástica!

Mas será que você já se perguntou por que não vemos nenhuma estrela durante o dia? Bom, um dos fatores é a luz solar que acaba ofuscando o brilho de outras estrelas, estas, que possuem brilho próprio, mas que não é o suficiente para competir com o sol durante o dia. É importante ainda destacar que ele é a estrela mais próxima da Terra e é por isso que o vemos tão grande, enquanto enxergamos outras estrelas e alguns planetas como se fossem muito pequenos.

Quando o sol está iluminando nossos dias, o efeito da cor e do brilho azul de sua luz é disperso em toda a amplitude da atmosfera (efeito chamado de dispersão de Rayleigh), para que chegue até nós e é por isso que se destaca muito mais aos nossos olhos do que a luz de qualquer outro corpo celeste. Podemos concluir então, que a atmosfera terrestre é o principal fator para que não possamos enxergar outras estrelas.

Todos sabemos que o sol não "descansa" durante nossas noites e que permanece iluminando a outra extremidade do planeta. Durante a noite, quando estamos virados para o lado contrário do sol, o céu escurece e permite que haja contraste suficiente para que possamos enxergar a luz de estrelas mais distantes, assim como a Lua, que só podemos ver porque reflete cerca de 12% da luz solar. Pode parecer pouco, mas de acordo com astronautas do Projeto Apollo, seria como estar em um lugar em que cada metro quadrado é iluminado por uma forte luz.

Estrelas mais distantes e os 5 planetas mais próximos da Terra, só podem ser vistos durante o dia caso você use um telescópio e o direcione para a posição certa!

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso? Compartilha suas ideias aí com a gente pelos comentários!

Via   Vix     Quora     Forbes  
Imagens Pexels
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.