Quem são as crianças de olhos negros? [Lenda Urbana]

11/04/17 às 15h35

Quando criança você já deve ter ouvido falar da lenda da "criança de olhos negros" que aparecem nas casas de pessoas inocentes pedindo para usar o banheiro, telefone, ou querendo comer algo durante a noite. Segundo e a tradição, são criaturas misteriosas que supostamente se assemelham a crianças entre as idades de 6 e 16 anos.

Algumas teorias sobre essa lenda afirmam que essas criaturas são vampiros, extraterrestres, seres inter-dimensionais ou alguma forma de demônio. Mas a redação da Fatos Desconhecidos foi atrás e tentou desvendar o que está por trás dessa lenda que durante anos tem aterrorizado adultos e confundido pesquisadores paranormais.

Tudo começou após um post de discussão relacionado a fantasmas  escrito por Brian Bethel em 1998. No texto, ele relatou um encontro com uma "criança de olhos negros" fora de um cinema em Abilene, Texas (EUA). Na época, outra pessoa relatou um encontro semelhante em Portland, Oregon (EUA).

Em fevereiro de 2013 a lenda atingiu a internet após um episódio da série "Weekly Strange", que tratava sobe esses seres estranhos, ser postado no site MSN. O vídeo coincidiu com o lançamento do filme de terror baseado em lendas urbanas que carrega o mesmo nome de "Criança de olhos negros". Mas, na ocasião, isso não convenceu muita gente.

Porém, algumas pessoas afirmaram já ter encontrado uma crianças de olhos pretos e chegaram a relatar o caso, como a Tonya, que aos cinco anos de idade se mudou de um apartamento na cidade para uma pequena casa em uma fazenda em Indiana (EUA). "Minha mãe estava grávida da minha irmã e eu me lembro de ter um balanço e mamãe e papai me deixaram ter um coelho lá fora em uma gaiola", contou.

Em uma noite, enquanto sua mãe e seu pai estavam preparando o jantar, Tonya foi até o balanço e descobriu que não estava sozinha. "Outra garota apareceu atrás de mim. Eu me lembro de pensar que eu teria alguém com quem brincar agora", relatou.

A moça parecia suja, pobre, com os cabelos emaranhados. "Ela não falou comigo, mas ela me assustou. Seus olhos eram escuros e seus dentes estavam errados e sujo também".

Embora a garota de olhos negros não tenha feito nenhum movimento em direção a Tonya, ela pulou do balanço e correu para dentro de sua casa. "No dia seguinte eu estava com muito medo de sair da cama porque eu pensei que ela iria me pegar", contou.

Opiniões

A lenda levou alguns pesquisadores paranormais discutirem o tema. David Weatherly chegou a publicar um livro que carrega o nome do mito. Ele acredita que as "crianças de olhos negros" são de origem demoníaca. Já outros acreditam que as criaturas são estrangeiras. Alguns ainda insistem que são seres inter-dimensionais, presos no plano errado da existência.

Mesmo os céticos têm dificuldade em encontrar uma explicação razoável para o assunto. O ponto de vista mais popular sustenta que essas crianças são parte de algum culto pateta, cujos membros usam lentes de contato de cor preta para assustar adultos desavisados. Enquanto as piadas práticas podem explicar vários avistamentos, esta teoria não parece explicar por que algumas dessas crianças de olhos negros parecem não ter mais de cinco ou seis anos de idade.

Hipóteses

Mas, como prometido, nós fomos atrás e descobrimos que a explicação para essa lenda que perturba tantas pessoas há anos está em um fenômeno que acontece com o ser humano conhecido como midríase - dilatação da pupila (parte escura do olho), que pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.

É normal a nossa pupila dilatar quando estamos em condições escuras por causa do músculo dilatador da íris, a parte mais visível e colorida do olho de vertebrados, e isso permite que entre mais luz no olho. Ou seja, quanto mais escuro o ambiente, mais a pupila se expande.

Isso explica o porque que na maioria dos casos em que as pessoas afirmam ter visto as "crianças de olhos negros" ocorreram durante à noite e, mais particularmente, em noites extremamente escuras, sem lua e, 99% das vezes em áreas rurais.

Se isso ainda não te convenceu faça o teste de sentar-se em uma sala completamente escura por uma hora ou duas, em seguida fique em frente de um espelho e, rapidamente, olhe seus olhos em um espelho depois que você acender as luzes. Mas, cuidado, você pode se surpreender ao descobrir que é uma das "crianças de olhos negros".

Mas talvez você esteja se perguntando o porque essas crianças desaparecem rapidamente após assustarem uma pessoa? Nós também temos a resposta para isso.

Acontece que se você é uma criança e está perdido em uma área rural por horas, provavelmente vai querer usar o telefone, ou pedir alguma comida ou favor a alguém que encontrar. Mas, se for recebido por pessoas que querem te bater, vai sair correndo e desaparecer rapidamente.

Em casos em que os seres misteriosos são adolescentes podem estar ligados ao uso de drogas, já que a midriasia é um efeito colateral de inúmeras drogas prescrita pelos médicos e também recreativas, como LSD, dimetiltriptamina, mescalina e psilocibina (a "magia" em cogumelos mágicos).  O ecstasy (MDMA), cocaína, alguns antidepressivos e até mesmo a cafeína também são conhecido por causar midríase.

Então se um dia uma criança ou adolescente procurar a sua residência agindo de maneira estranha e com os olhos pretos, não se preocupe, pois você não está lidando com um alienígena ou um possível demônio, pode ser que a criatura tenha apenas ingerido alguma droga ou esteja perdido.

O que você achou dessa matéria? Compartilhe aqui conosco.

Géssica Veloso
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.