Quando as pessoas viram porque ele estava juntando pneus e garrafas, todos começaram a ajudar

04/07/17 às 19h05

Existem várias coisas que podem ser feitas com pneus e garrafas, mas já pensaram em construir casas com esses materiais? Pois é exatamente isso que o norte-americano Michael Reynolds faz, ele constrói edificações que prezam pela reciclagem. O arquiteto tem como objetivo fazer edifícios radicalmente sustentáveis, e ele tem impulsionado uma série de iniciativas experimentais pelo mundo.

Michael é conhecido como o "papa" da arquitetura sustentável. Entre uma das suas obras mais incríveis está a primeira escola sustentável da América Latina, desenvolvida em Jaureguiberry, no Uruguai, entre janeiro e março de 2016. Ele instalou sistemas que reutilizam água da chuva, reciclam os próprios resíduos e até gera energia eólica (do vento) e solar para fazer o aquecimento e resfriamento dos edifícios.

Usando alguns materiais que são considerados lixo para a maioria das pessoas, Reynolds constrói casas com garrafas, latas e pneus, além de usar materiais naturais como madeira e terra. As casas já foram construídas em muitos lugares do mundo, sendo chamadas de Earthship (nave da Terra, em tradução livre).

Essas casas tem como função manter a temperatura ambiente naturalmente, coletar e armazenar água da chuva, tratar águas residuais e fornecer alimentos essenciais. O melhor disso é que você não precisa pagar contas de serviços públicos, como o de água, por exemplo.

Outra grande construção do arquiteto foi a casa de Ushuaia, na Argentina. A casa sustentável consiste em dois volumes cilíndricos de 50m², que foi levantada com 333 pneus, 5 mil garrafas plásticas, 3 mil garrafas de vidro e 3 mil latas de alumínio.

Já que designers, arquitetos e engenheiros de todo o mundo não estão acostumados com técnicas alternativas como a de Reynolds, ele dá um curso para treinar profissionais que tem interesse por esse tipo de construção. Todo ano o treinamento acontece no México e já atraiu mais de 600 pessoas.

No documentário abaixo vocês podem conhecer um pouco mais do trabalho de Mike Reynolds, confiram:

E aí, gostaram da ideia genial de Reynolds? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.