Por que tantos personagens de desenhos animados são amarelos?

17/05/17 às 15h38

Se você estiver assistindo a desenhos como Simpsons, Pokémon ou Hora da Aventura, existe uma cor que frequentemente se destaca entra as outras. Há tempos, amarelo tem se tornado uma das escolhas favoritas para animadores, desde que desenhos começaram a apresentar cores. E isso não acontece por acaso, apenas pela beleza da cor, mas sim por uma combinação de teoria da arte e psicologia.

Um dos primeiros programas a contar com um elenco inteiramente amarelo foi Os Simpsons, e a escolha da cor teve um motivo. Matt Groening e os produtores do programa queriam que os personagens não tivesse cores normais de tons de pele para que fossem reconhecidos instantaneamente pelo público que estivesse passando pelos canais da TV. Ao invés de dar de cara com um elenco com cores normais, os Simpsons eram amarelos e poderiam atrair os espectadores de uma forma diferenciada.

Em outros programas, os produtores também tem seus motivos próprios. Minions são amarelos porque os animadores imaginavam que os personagens se pareciam com ovos e o Ursinho Pooh ganhou a cor porque foi baseado num ursinho de pelúcia amarelo. Mas tudo isso também tem uma explicação na teoria das cores.

Por que os animadores escolhem o amarelo e não outra cor? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Ao invés disso, devemos recorrer a uma combinação de fatores que envolvem teorias de arte e psicologia. Por exemplo, a primeira coisa que precisamos reparar é como as cores se relacionam entre si.

Se você separar as cores primárias num círculo (vermelho, azul e amarelo) e adicionar cores secundárias e terciárias a partir da combinação delas, você irá chegar a um conceito de cores complementares que colocam o amarelo em oposição ao roxo. Exatamente por isso, na vida real essas cores se destacam se colocadas juntas.

Na TV, no entanto, o círculo de cores é diferente e conta com vermelho, verde e azul como cores primárias. Você talvez já tenha visto isso nas configurações de cores de suas televisões ou monitores de computador. Em termos RGB (do inglês Red, Green e Blue), a cor complementar ao amarelo é o azul, então o contraste entre elas provoca maiores destaques.

Assim, se você quer que seus personagens se destaquem em um fundo, pode ser interessante apostar nessa cor. Como a maioria dos fundos de cena são azuis por conta dos ambientes abertos (ou por conta do fundo do mar, se pegarmos o exemplo de Bob Esponja), o amarelo é uma ótima opção para o design de personagens.

Além disso, existe o fator da psicologia das cores. A partir de uma perspectiva psicológica, o amarelo costuma estar relacionado a muita atividade, calor e comportamentos que transparecem energia, o que é extremamente comum em protagonistas de desenhos animados. Repare, por exemplo, na energia, disposição e alegria de personagens como os Minions, de Meu Malvado Favorito, Alegria, de Divertida Mente, ou Naruto.

Em complemento, podemos voltar à escolha do amarelo para os Simpsons, e lembrar que o amarelo é uma das cores mais destacadas pelo olho humano. Não é à toa que a cor aparece frequentemente em placas de trânsito, alertas, barreiras, sinalizadores ou táxis em várias partes do mundo, por exemplo. Nós somos treinados a voltar a atenção para sinais amarelos, o que faz com que ele sempre se destaque.

Será que você já tinha percebido esse padrão comum de escolha de cores para personagens que marcaram nossas vidas? Que outros personagens amarelos ou próximos dessa tonalidade você consegue lembrar? Nos ajude a lembrar utilizando os comentários da matéria!

PH Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.