O que acontece quando jogam gelo seco em uma piscina?

27/07/17 às 19h59

Será que você já ouviu falar de gelo seco? Muita gente pensa que ele também é feito de água, mas é muito pelo contrário... Não existe nenhuma gota de água nessa substância química. Para aqueles que não sabem muito bem do que se trata, vamos explicar: o gelo seco é nada mais, nada menos, que gás carbônico no estado sólido. Sim, exatamente... o próprio dióxido de carbono que (CO2) expiramos durante nossa respiração, bem como o gás liberado por veículos que possuem motores a combustão.

Para conseguir que o gás congele, é preciso alcançar -78ºC. O mais curioso nisso tudo, talvez porque não estejamos acostumados, é que quando as pedras de gelo seco são expostas à temperatura ambiente, elas não derretem como o gelo comum, e passaram diretamente do estado sólido para o gasoso, e é por isso que é algo tão bonito e diferente de se observar.

Acontece que o gelo seco pode se mostrar até mais útil do que o convencional, visto que a temperatura necessária para seu congelamento é bem menor que a da água, se mostrando ainda mais eficiente em preservar os alimentos congelados, sem contar que ainda não faz toda aquela bagunça de água. Talvez, um dos únicos pontos negativos da substância, já que ele não é tão tóxico quanto parece, é que caso seja manuseada de forma inadequada, pode causar graves queimaduras por congelamento, por isso o recomendado é que se use luvas e não leve a pele em contato direto.

Muita gente usa o gelo seco até mesmo como forma de diversão. Você já deve ter visto em algum lugar, mesmo que seja por meio de algum vídeo na internet mesmo, bebidas que tinham algo fazendo sair de dentro do copo uma intensa "fumaça". Esse é o resultado do contato do gelo e o líquido da bebida, a única recomendação é que não o coloquem na boca, afinal, pode acabar se machucando. Também é usado em muitos shows e apresentações de teatro.

Depois de entender um pouquinho de como funciona essa incrível forma sólida do gás carbônico, o que acha que aconteceria se alguém jogasse pedras desse gelo em uma piscina? Especificamente, 40 quilos de gelo seco? Bom, foi exatamente esse o experimento feito pelo canal Área Secreta.

Para uma piscina, sem dúvida essa seria uma quantidade enorme e suficiente para causar um verdadeiro espetáculo visual... Acima podemos ter uma noção um pouquinho maior do que aconteceu. Repare na fumaça que sai da piscina... Não é mesmo surpreendente? Só não é possível dar um mergulho, visto que, certamente seu corpo simplesmente quebraria!

O gelo foi capaz de transformar completamente o ambiente na casa do rapaz, que ficou tomado por uma densa fumaça. Pode até mesmo ser confundido com neve, caso você veja a cena sem prestar muita atenção. Abaixo podemos ver outros cortes da cena, é realmente impressionante!

E então pessoal, o que acharam? As cenas são mesmo incríveis, não é mesmo? Caso queiram ver o vídeo completo da experiência realizada por eles, basta clicar aqui. Compartilha sua opinião aí com a gente, pelos comentários!

Via   Quora     Hype Science     How Stuff Works  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.