Não é ilusão de ótica, a vida é assim na rua mais íngreme do mundo

03/04/17 às 17h48

Bom, vocês já devem ter conhecido ou morado em alguma cidade que é cheia de ruas muito ingrimes, certo? Mas com certeza vocês nunca viram nada parecido como a Baldwin Street. Essa é a rua que fica na cidade de Dunedin, na Nova Zelândia, e é considerada a rua mais ingrime do mundo.

Na Baldwin Street, a inclinação no trecho "mais difícil" chega a ser de 35%. A rua tem quase 350 metros de comprimento, e a cada três metros de caminhada, o pedestre sobe quase um metro de altura. Um policial comunitário chamado Brendan Thomson chama a atenção para os perigos da rua, pois uma pessoa já morreu ao rolar rua abaixo dentro de um latão de lixo, que acabou batendo contra um trailer.

Os moradores aproveitam ao máximo essa curiosidade, e desde 1988, todos os anos acontece um evento chamado Baldwin Street Gutbuster. Nesse evento é possível ver atletas correndo a partir da base da rua até o seu topo, para depois descer, para ver quem mais o percurso mais rápido. Já leu a nossa matéria com as 18 imagens perturbadoras que foram capturadas pelo Google Street View?

O recorde atual é do ano de 2008, e foi feito em 1 minuto e 56 segundos. Com 34 casas, a rua sobe um total de 69,2 metros a uma taxa de 1 metro vertical para cada 2,86 horizontais, e foi pavimentada com um concreto especial ranhurado para garantir que os carros adiram a superfície.

Em novembro de 2009, três homens foram presos por condução perigosa depois de descer a rua dentro de uma banheira rebocada por um carro, e segundo eles, a cidade era muito monótoma e não tinha nada para fazer. A inclinação da rua não foi feita com intenção, tal como acontece com outras ruas de Dunedin.

As ruas foram dispostas em um padrão de grade, sem consideração com o terreno, geralmente planejadas por engenheiros em Londres, que nem sabiam onde ficava a cidade.

Desde 2002 também é realizado todo ano a corrida das Jaffas (pequenos bombons redondos), cuja a essência é rolar cerca de 30.000 desses bombons de chocolate rua abaixo. Antes da corrida, cada doce recebe um número, de modo que todos eles podem ser distinguidos um dos outros, e todos eles chegam no final em uma espécie de funil. As primeiras cinco bolas que passam através do funil são as vencedoras. Os lucros desse evento são todos direcionados para caridade. essa corrida maluca vocês podem ver nesse vídeo abaixo:

Mas não é só esses festivais que a galera se diverte, existem alguns malucos que vão a essa rua apenas para descerem com muita adrenalina. Em 2 de janeiro de 2010, o dublê Ian Soanes desceu a Baldwin Street de moto, só que andando com apenas uma roda. Essa proeza vocês podem conferir no vídeo abaixo:

E aí, caros leitores, já conheciam a rua mais ingrime do mundo? Achou curioso? Deixei aqui o seu comentário!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.