Esse é um novo tipo de robô que promete ultrapassar qualquer obstáculo

03/08/17 às 17h41

Imagine uma minhoca gigantesca. Ela é flexível, maleável e capaz de adentrar lugares restritos, superar obstáculos que os seres humanos não podem. Agora imagine que essa minhoca é um robô de 28 centímetros. Ela pode crescer rapidamente, chegando a medir até 78 metros em poucos minutos. Além disso, a tecnologia desse equipamento pode se mover com ou sem o controle do ser humano e atingir uma velocidade impressionante de 35 km por hora. Isso sem contar que a minhoca-robô também sobe verticalmente, pelo ar.

Essa realidade é possível graças aos estudos e pesquisas intensas produzidas pelos cientistas na Universidade de Stanford, situada em Palo Alto, na Califórnia. Eles construíram o robô-minhoca de maneira maleável, mas resistente, capaz de infiltrar lugares apertados e reduzidos como buracos bem pequenos.

O robô é feito de polietileno e o seu crescimento acontece devido a uma bomba de ar que impulsiona a pressão dentro da câmera interna do robô, estimulando o seu desenvolvimento.

Ademais da incrível capacidade de crescer, a minhoca-robô também demonstra ter uma força impressionante, conseguindo levantar pesos que um ser humano sozinho não conseguiria.

A inspiração para a construção do objeto veio da vida de micro-organismos. "Certas células e organismos navegam pelo seu ambiente não através da locomoção, mas sim do crescimento", diz o artigo publicado pela "Science Robotics" (Ciência Robótica).

"Esse padrão de movimento foi encontrado em fungos, no desenvolvimento de neurônios, e plantas rastejantes, e é caracterizado pela extensão desde a ponta do corpo, crescendo centenas de percentuais, e controle ativo de direcionamento de crescimento. Isso resulta na habilidade de movimento através de ambientes limitados e restritos e na utilidade tridimensional da forma e estruturas do corpo," diz um dos cientistas responsáveis pelo invento.

Portanto o design do robô foi projetado para imitar o movimento das plantas, que conseguem crescer se desviando de obstáculos físicos, mas a uma velocidade comparável a dos animais.

"Uma coisa que descobrimos com esse robô que cresce, é que surpreendentemente é difícil parar o seu crescimento quando ele é pressurizado - se houve uma maneira dele se expandir, ele provavelmente irá," explica Joey Davis Greer, em entrevista à revista eletrônica The Verge.

Os cientistas acreditam que se a criação continuar sendo desenvolvida ela poderá ser usada para ajudar em buscas e missões de resgate no futuro. Além disso, eles também acreditam no potencial do uso da máquina em casos cirúrgicos, como um guia de cateteres, por exemplo.

Veja o vídeo dos pesquisadores de Stanford demonstrando as habilidades incríveis desse robô-minhoca:

Gostou da novidade? A tecnologia nos surpreende a cada dia. Por isso não esqueça de deixar o seu comentário.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.