Esse é um dispositivo que promete acabar com o barulho dos vizinhos

18/07/17 às 14h47

Nada pior do que querer relaxar e não conseguir fugir do barulho ao seu redor. Os carros, as buzinas, as obras que nunca terminam, barulho de furadeiras, de sapatos sobre o piso, a música alta do vizinho. A poluição sonora faz parte da vida cosmopolita. É praticamente impossível fugir de todos os sons que acontecem a nossa volta. E assim, a paz e o silêncio parecem cada vez mais raros de se encontrar.

Os ruídos da cidade sobrecarregam a nossa audição, além de aumentar os nossos níveis de estresse. O que pode prejudicar a nossa saúde significativamente.

Mas não é somente em casa que o barulho nos persegue. No trabalho também nos deparamos com situações sonoramente exaustivas. Parece impossível se concentrar com tamanha poluição sonora. E nos bares, nos restaurantes? O barulho dos pratos, dos talheres arranhando os pratos, das conversas paralelas. O que era para ser um passeio agradável também acaba se tornando um incômodo.

Foi pensando nisso que nasceu o "Muzo". Um dispositivo que promete acabar com os problemas sonoros em nossas vidas. A proposta do aparelho é tão surpreendente que a tecnologia é digna de um filme de ficção científica.

A funcionalidade do Muzo consiste em detectar o som ambiente e produzir ondas sonoras que abafem esses ruídos.  Segundo os seus desenvolvedores, é como se o aparelho fosse capaz de criar uma bolha de privacidade ao redor de tudo que está próximo a ele.

Assim o barulho externo não invade o seu espaço e ao mesmo tempo, o som produzido pelas pessoas que estão dentro dessa bolha também não escapam.

Seria o fim da bisbilhotice alheia? As pessoas não conseguiriam ouvir por exemplo, um segredo que você conta em uma mesa de bar. A proposta é genial. Mas será possível?

"Fuja da realidade amarga e deixe o Muzo levar você numa jornada para bem longe das atribulações do dia-a-dia. Com o Muzo, você pode tornar cada área no seu espaço particular. O humor, o ambiente, a privacidade - tudo isso está sob o seu controle agora", diz a propaganda do produto revolucionário.

O gadget funciona sendo anexado à superfícies planas como paredes e janelas, de onde provem a maior propagação das ondas sonoras. A capacidade do aparelho também pode ser controlada através de aplicativos em smartphones.

O aparelhinho pesa cerca de 350 gramas, possui bateria recarregável com uma duração estimada em até 20 horas de utilização.

Segundo o fabricante, o Muzo pode funcionar de três maneiras diferentes. O modo "Serenenity" reduz os barulhos externos e cria um ambiente mais silencioso.

O "Sleep" tem a função de reproduzir sons que facilitem o processo de uma boa noite de sono, e que pela manhã, se transforma em alarme.

E por último o modo "Secret", que cria a bolha de ficção científica ao redor das pessoas que estão perto do Muzo, fazendo com que os sons fiquem represados dentro do espaço protegido e ninguém consiga ouvir a sua conversa privada.

O aparelho está à venda desde Setembro do ano passado e valor para adquiri-lo é de US$ 249,00 dólares. O aparelho é entregue no Brasil quitando-se as taxas de postagem mais os impostos.

É possível comprá-lo pelo site de financiamento coletivo, o Indiegogo. Lá você também pode conferir outros aparelhos tecnológicos que prometem facilitar e revolucionar a vida de quem acredita na tecnologia

Não parece um sonho criar uma bolha ao nosso redor? Silenciar o barulho infernal que nos cerca constantemente? Nunca mais você terá que se desentender  com os vizinhos.

Se você gostou do Muzo, não esqueça de deixar um comentário logo abaixo. Há algumas discussões em fóruns sobre a qualidade e capacidade do aparelho. Afinal, é mesmo possível que um dispositivo seja capaz disso tudo? Ou não passa de uma proposta de ficção científica? Deixe a sua opinião sobre o assunto.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.