Esse é um bichinho de estimação bem diferente e está viralizando com sua fofura

07/07/17 às 16h53

Se você está cansado de ver gatos e cães de estimação tomando conta do Instagram, MacGyver vai te mostrar que existem outras opções por aí. Calma, não estamos falando do personagem da televisão dos anos 80, mas sim de um lagarto que vai chamar a sua atenção. Pode parecer estranho, mas confie na gente.

Conheça MacGyver, um teiú-gigante vermelho de quatro anos de idade que vive na Califórnia (Estados Unidos), e talvez seja o lagarto mais popular da face da Terra. O curioso réptil já conquistou mais de 156 mil seguidores no Instagram, 44 mil inscritos no YouTube e tem até um perfil profissional no LinkedIn.

Todos os dias, milhares de pessoas navegam pelas fotos e vídeos de MacGyver fazendo tarefas simples como comer, sair para caminhadas e, mais importante, abraçar os seus donos.

"Ele pode ir para qualquer lugar que ele queira na casa, mas ele escolhe vir aqui e dormir na frente do sofá, onde estão os nossos pés", explica Scott, responsável pelo animal ao lado da esposa Ice.

Entre as atividades preferidas de MacGyver está o banho de sol no jardim, conforme explicou Scott. Durante a entrevista que deu ao site Dodo, por exemplo, o dono do lagarto explicou que ele estava aproveitando a luz solar na frente do jardim naquele exato momento. "Ele provavelmente vai ficar ali por algumas horas, então vai usar o banheiro e passear sozinho."

Por mais que pareça que o animal é independente demais e consegue se cuidar sem a ajuda, na verdade ele exige muitos cuidados. Segundo Scott, muita gente tem que impressão que é fácil cuidar de répteis, mas eles oferecem vários desafios, a começar pelo custo de manutenção dos animais.

Desafios

"Como eles são tão grandes, é praticamente impossível encontrar gaiolas pré-fabricadas que sirvam para eles por menos de uma fortuna", explica Scott. Isso faz com que muita gente acabe optando por construir suas próprias gaiolas, o que ainda gera um custo alto.

Além disso, os animais comem muito e, quando jovens, principalmente carnes. "Os custos de comida começam a aparecer muito mais rápido do que algumas pessoas podem esperar."

A maior necessidade de MacGyver, no entanto, não é sua moradia ou sua alimentação, e sim a sua maior paixão: o banho de sol. Como os teiús são espécies de sangue frio, precisam do sol para regular a temperatura do corpo, assim como as doses de Vitamina D que ele oferece. Por isso, quando o lagarto não está se esticando sob a luz solar no jardim, ele está em áreas da casa com controle de clima feito a partir de lâmpadas especiais e umidificadores.

Amor antigo

Para Scott, o amor por MacGyver não surgiu do nada. Quando estava na universidade, o jovem já possuía dois lagartos da mesma espécie, um azul e um vermelho. Segundo ele, com exceção das cores, não existe muita diferença entre as criaturas.

Apesar do bom relacionamento e da paixão pelos animais, quando ele decidiu se mudar para a China, onde começaria um negócio, não pôde levar os animais. "Eu precisei doá-los para uma família que amava répteis e vivia perto de mim, mas eu estava completamente apaixonado por eles", comentou.

Scott voltou para os Estados Unidos em 2012, e conheceu MacGyver logo depois disso. A jovem criatura ainda deve viver por muito tempo ao lado de seu novo dono, já que a expectativa de vida dos animais fica entre 15 e 20 anos.

Teiú

O teiú (também chamado teiú-comum, teju e lagarto-marau) é o maior e mais comum lagarto no Brasil, encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. As espécies costuamm habitar regiões do cerrado, mas também são encontradas em locais bem mais úmidos, como florestas, ou regiões de clima temperado, como é o caso dos teiús argentinos.

Quando está em seu habitat natural, o lagarto apresenta comportamento agressivo e voraz, o que não costuma ser o caso das criaturas domésticas nascidas em cativeiro, que são dóceis. Entre seus mecanismo de defesa, está a mandíbula. A mordida de um teiú adulto é tão forte que pode esmagar dedos humanos.

MacGyver é um dos defensores do lagarto gigante como animal de estimação, pois isso mostra que essas criaturas também podem possuir sentimentos e buscar por amor e conforto, assim como mamíferos. Porém, é importante alertar que é extremamente difícil cuidar de répteis, que precisam de cuidados especiais singulares.

Se você se interessou por ter um desses animais, procure lojas especializadas, criadores experientes, veterinários ou centros especializados em animais em sua cidade para se informar antes de ir atrás de um. Afinal, a ideia do animal de estimação é fazer a sua vida e a dele muito mais feliz, e não gerar problemas ou abandonos, não é mesmo?

Via   Bored Panda     The dodo     Oeco  
PH Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.