Drone captura momento exato em que crianças são cercadas por 400 tubarões

14/07/17 às 13h53

Os tubarões são os reis do oceano. A agressividade deles assusta até mesmo o mais corajoso dos homens. Dentro da água, a luta não é justa. E quase sempre eles saem vitoriosos.

Agora imagine essa cena terrível: 400 tubarões nadando ao redor de crianças. Esse cenário é digno de um filme de terror. E foi justamente isso que aconteceu em Queensland, na Austrália.

O fotógrafo Sean Scott está acostumado a viajar o mundo para capturar imagens impressionantes da natureza. Ele trabalha com isso há mais de 15 anos. E mesmo assim, não estava preparado para tirar essas fotos sinistras.

As crianças nadavam no mar com suas pranchas, na praia de Red Bluff, no oeste autraliano. O dia estava lindo, ensolarado e o mar azul cristalino permitia que o fotógrafo captasse tudo que estava dentro da água. Foi quando ele percebeu a aproximação de dois tubarões-cobra que se acercavam das crianças.

O problema é que além desses dois tubarões, que mediam cada um cerca de 3 metros, havia outras manchas mais ao longe. Era perceptível que havia outros animais dentro da água.

Scott decidiu então colocar seu drone em ação. O alcance do aparelho e a alta tecnologia de seus cliques tornou possível a visualização completa da cena. Não haviam dois, mais centenas de tubarões ao redor do grupo. Mais precisamente 400 animais dessa espécie.

Segundo a reportagem veiculada pelo jornal Daily Mail, o ataque de tubarões-cobra a seres humanos é raro, e dificilmente aconteceria naquele cenário. É que os tubarões na verdade estavam seguindo um cardume gigantesco de peixes, que por ironia do destino, também estava próximo das crianças.

"Quando eu coloquei o drone no ar foi quando percebi o quão surreal e o quão inacreditável era aquele evento." ele explica. "Havia pessoas mergulhando e surfando muito próximo a esse evento e os tubarões não mostraram nenhum interesse neles e estavam felizes concentrados em seus cardumes de peixes."

Ele disse ainda que o fenômeno foi um dos momentos da natureza que mais lhe tirou o fôlego em toda a sua vida. Sua família inteira ficou fascinada com as imagens.

"O que realmente me impressionou foi como as pessoas e os tubarões podem co-existir lado a lado."

Em entrevista ao jornal Perth Now Sunday Times, um surfista local chamado Simon Tocas e seu filho de 16 anos, Jack, também estavam no meio do episódio impressionante.

"Esse provavelmente foi o momento mais angustiante de todos, por que nós estávamos meio que olhando sobre nossos ombros e esperando que eles nos dessem uma mordida," ele desabafa.
O surfista explicou ainda que não é incomum ver tubarões se alimentado de cardumes de peixe naquela área, mas que ele nunca tinha visto um cardume se aproximar tanto assim da orla.

O doutor Rick Fletcher, do "Department of Fisheries" (Departamento de Pescaria do Governo),  explica que os cardumes de peixe são um sinal do ambiente saudável da vida marinha, mas que ao mesmo tempo, pode ser muito perigoso nadar entre eles.

Assim, ele alerta que a mensagem principal é se manter afastado desse tipo de evento. Confira o vídeo do momento exato em que os tubarões são flagrados nadando bem próximos às crianças.

Felizmente tudo terminou bem e ninguém saiu ferido desse acontecimento tão inusitado. Isso prova que quando a vida marinha está em equilíbrio, os tubarões procuram por seus alimentos naturais à especie, e ignoram os seres humanos, que não fazem parte do seu cardápio original.

De qualquer maneira, é sempre bom manter uma distância segura desses animais, porque dentro da água, eles são os verdadeiros reis do pedaço.

Ficou impressionado com a cena? O que você faria se você se visse rodeado por centenas de tubarões? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.