Como a peste negra se espalhou pela Europa?

19/07/17 às 15h49

Antes de mais nada, vamos explicar para os nossos leitores como foi a peste negra na Europa. Para quem está desinformado, a Peste Negra foi uma epidemia que matou cerca de um terço da população da Europa, isso em meados do século XIV. Como na época as cidades tinham uma péssima higiene, a doença estava em um lugar propício para a sua propagação. Lixos e excrementos eram facilmente encontrados na rua, isso sem citar as casas pequenas e lotadas, o que facilitava a reprodução de ratos.

Bom, e aí está o grande erro das pessoas nessa época, deixar os ratos se proliferarem. Isso porque a doença se proliferou na época através das pulgas que continha a bactéria da peste, chamada Yersinia pestis. Mas o que os ratos tem a ver com isso? O fato é que as pulgas, por sua vez, eram "transportadas" por ratos, já que elas se hospedavam nos roedores.

Mas essa não era a principal via de infecção da doença, na verdade, as rotas de comércio, peregrinação e turismo entre as cidades também ajudaram na proliferação da bactéria. Dizem que a origem da doença foi a Roda da Seda da Ásia Central para a Crimeia, de onde se espalhou para todos os cantos da Europa através de rotas comerciais.

Foram tantas pessoas que morreram na época que o acontecido marcou a produção científica, religiosa e artística. Além do quadro de Pieter Brueghel, O Triunfo da Morte (imagem abaixo), ainda podemos citar o trecho do livro Decameron, de Giovanni Boccaccio.

Muitos médicos da época tentaram tratar a doença, como Guy de Chauliac, mas os motivos do fim da peste negra estão ligados ao próprio ciclo natural da doença,  pois com muitas mortes, houve uma grande dificuldade para continuar a propagação da epidemia.

Esse fato histórico serve para chamar a nossa atenção para as grandes cidades em caso de uma epidemia hoje. Identificar um fator de risco pode nos poupar tempo, recursos e esforços para tentar minimizar a propagação. Mas e aí, vocês sabiam como a peste negra tinha se espalhado pela Europa? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.