9 coisas que aprendi morando sozinho [Experiência]

27/10/16 às 14h42

Hoje vamos falar de uma coisa que muitas pessoas tem como objetivo na vida, que é sair da casa dos pais e ir morar sozinho. Bom, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos fazer algumas matérias de experiências, como a nossa matéria que mostra um dos nossos redatores cozinhando sozinho por uma semana sem saber cozinhar, e hoje nós vamos falar de coisas que aprendemos quando saímos da casa dos nossos pais para morar sozinhos.

Bom, eu já moro sozinho a quase 7 anos (desde o dia 18 de fevereiro de 2010), e nessa longa caminhada aprendi várias coisas, mas também passei por cada "perrengue" que só passamos quando vemos o quanto é difícil manter sua própria casa. Realmente é uma experiência fantástica, ter sua própria casa, suas próprias regras, fazer o que bem entender do seu "cantinho", mas as vezes existem algumas desvantagens, até porque, quem não adora a casa da mamãe e do papai?

Pois é caros leitores da Fatos Desconhecidos, eu resolvi escrever um pouco da minha experiência nesses 7 anos que moro sozinho, coisas que eu aprendi, coisas que eu não consegui aprender até hoje, e algumas vantagens e desvantagens de ter uma vida solitária. Então, amigos, confiram agora a nossa matéria com as 9 coisas que aprendi morando sozinho (lembrando que todas as imagens da matéria são ilustrativas):

1 - Suas contas

1

Quando moramos sozinho descobrimos o quanto é complicado (e caro) pagar as contas, e é aí que você entende a razão pela qual seus pais pegavam no seu pé para não demorar no chuveiro ou para apagar as luzes. As contas não aparecem pagas do nada, você tem que se preocupar com os dias em que elas vencem, se seu salário vai dar para pagar tudo (as vezes você tem que economizar no barzinho para pagar suas contas), e se programar para dar tudo certo no final do mês. Vez ou outra chegamos em casa e nos deparamos com a energia, internet ou água cortada, mas isso faz parte, pois são nessas situações que aprendemos a nunca deixar uma conta atrasar.

2 - Cozinhar

1

Nem todas pessoas gostam de cozinhar, mas a minha experiência com a cozinha foi incrível. No começo não tinha conhecimento de quase nada na cozinha e acabava comendo muita comida congelada, mas com 0 tempo você descobre que comer fora de casa é muito caro. Acaba que você aprende a cozinhar "na marra", nem que seja fazer arroz, bife e macarrão (uma refeição básica), mas no meu caso, com o tempo eu passei a gostar muito de cozinhar, e modéstia parte, hoje eu posso afirmar que sou um cozinheiro de mão cheia.

3 - As coisas se acumulam

1

Sim, tudo da sua casa começa a ficar acumulado, as louças, as suas roupas sujas, comida velha na geladeira, a sujeira do chão, o lixo da cozinha e do banheiro (o lixo da cozinha começa a exalar um cheiro horrível), e se você não fizer algo, essas coisas não vão sair de lá andando sozinhas. Bom, com uma rotina de trabalho e estudo, dificilmente você tem tempo para dar aquela faxina na sua casa dia de semana, a única opção é você tirar um dia do seu final de semana para limpar tudo, caso contrário, sua casa sempre estará um verdadeiro lixo.

4 - Pior e melhor coisa da vida

1

Morar sozinho tem suas vantagens e desvantagens, é claro. Ter a liberdade de chegar em casa acompanhado de uma pessoa, tomar aquela última cerveja depois de uma festa, colocar música alta, chamar seus amigos para uma reunião, tudo isso é muito bom. Mas coisas como acordar na casa dos nossos pais e já ter um almoço servido na mesa, roupas lavadas e passadas colocadas no devido lugar, ter uma geladeira cheia, uma mesa de café da manhã, ter a companhia dos nossos familiares, essas são algumas coisas que fazem falta quando você vai morar sozinho.

5 - Suas roupas

1

Como citei no item 3, suas roupas se acumulam, mas não é só esse o problema. Além de ter que ficar se preocupando com a hora certa de lavar suas roupas (muitas vezes sua sunga é uma cueca reserva), existe um pequeno e complicado detalhe: passar roupas. Vocês já experimentaram passar uma camisa social? É a coisa mais complicada do mundo! Sempre fui de usar alguns truques como colocar as camisas para secar em cabides (assim elas não ficam tão amarrotadas) ou aquela velha manha de colocar a roupa no banheiro antes de tomar banho (o vapor ajuda a desamarrotar a roupa). E para falar a verdade, passei minhas roupas poucas vezes na vida, apenas em uma situações que eu realmente precisava passar.

Então, caros amigos, se vocês ainda moram com seus pais, comecem a dar valor em todo o conforto que você te em casa, porque quando isso acabar você realmente vai sentir muita falta.

6 - Festas

1

Ah, o que todo mundo pensa quando vai morar sozinho é fazer suas festinhas em casa, certo? Mas a coisa não é bem assim! No começo sempre rolava várias festinhas, chamava os amigos e sem pensar no dia seguinte, mas com o tempo você começa a notar que ninguém está nem aí pra nada, as pessoas derramam cerveja no seu sofá, no chão, sujam todos os copos da sua casa e vão embora como se nada tivesse acontecido. O que aprendemos com isso? Que no outro dia toda a sujeira da festa quem vai ter que limpar é só você! É claro que fazer reuniões com os amigos é fundamental, mas nada muito pesado que vá destruir a sua casa.

7 - Privacidade

1

Uma das maiores vantagens em morar sozinho talvez seja ter muita privacidade. Jogar vídeo game de cueca na sala fumando um cigarro é uma das coisas que me faz pensar em nunca voltar para a casa dos meus pais, além de poder chegar acompanhado de uma pessoa e ter as vantagens quando você namora. Com o passar do tempo você desconsidera a casa dos seus pais como a sua casa, e passa a sentir saudade quando fica muito tempo longe do seu "cantinho".

8 - Ficar doente

1

E aí você ta com aquela febre altíssima, garganta inflamada, corpo doendo, o que fazer? Levantar da cama, ir comprar remédio e se virar sozinho. Acabou aquela coisa da sua mãe ir comprar remedinho pra você e ficar cuidando de você o dia inteiro, agora você mora sozinho e é obrigado a se virar quando coisas assim acontecem. A não ser que você tenha bons amigos para te ajudar nessas horas (que é o meu caso), caso contrário, você terá um grande e "doentio" problema.

9 - Ter sua casa é realmente gratificante

1

E apesar de todos os problemas que temos que enfrentar quando vamos morar sozinhos, se colocarmos em uma balança, sem sombra de dúvidas eu prefiro morar sozinho. Ter a minha casa do jeito que eu quero, poder ter minhas relações sexuais com quem  eu quiser e onde eu quiser, poder chamar meus amigos para assistir um futebol, fazer minhas próprias regras, tudo isso faz parte da vida de uma pessoa que mora sozinho, e querem saber, com toda sinceridade do mundo, isso é muito gratificante e você sente como se finalmente tivesse liberdade para fazer o que quiser.

E aí amigos, gostaram da minha experiência de morar sozinho? Na minha opinião todo mundo deveria ir morar sozinho um dia e encarar a vida como ela realmente é, aprender com os erros, ter grandes responsabilidades, aprender a se virar sozinho. Mas e vocês, tem algo para contar para a Fatos Desconhecidos sobre morar sozinho? Comenta aqui em baixo pra gente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.