8 planetas tão parecidos com a Terra que podem ser nossas futuras casas

18/04/17 às 19h37

Durante anos, astrônomos têm tentado encontrar planetas parecidos com a Terra na esperança de habitá-los, já que, o nosso está condenado a destruição. Para aumentar a expectativa, em fevereiro desse ano, uma equipe de cientistas descobriu oito planetas, localizados à apenas 40 anos-luz da Terra. A informação é de que pelo menos três deles suportam oceanos.

A pesquisa revelou ainda que ao menos seis possuem a mesma temperatura e tamanho da Terra.

1 - Próxima Centauri

O planeta é o a mais próximo do Sol, e está localizado a apenas 4,2 anos-luz de distância. Apesar do Próximo Centauri estar próximo, foi preciso muita análise para torná-lo visível aos cientistas. De acordo com pesquisadores, o planeta às vezes se aproxima da Terra, mas por vezes se afasta. Astrônomos revelaram ainda que o astro tem um terço do tamanho do nosso planeta.

2 - Os planetas de TRAPPIST-1

Ao menos três astros parecidos com a Terra estão hospedados na estrela TRAPPIST. Os corpos celestes são semelhantes com ao nosso planeta em tamanho e temperatura, e, segundo pesquisadores, estão localizados a apenas 40 anos-luz de distância.

3 - Kepler-438b

O planeta Kepler percorre ao redor de uma estrela anã vermelha a cerca de 470 anos-luz da Terra. A sua semelhança com a Terra se dá em termos de raio e massa, porém, segundo pesquisadores, Kepler não é habitável, isso porque no local ocorrem diversas explosões.

4 - OGLE-2013-BLG-0341LBb

O planeta OGLE-2013-BLG-0341LBb percorre ao redor de duas estrelas em um sistema de estrela binária à mesma distância da qual a Terra orbita o Sol. Porém, segundo os pesquisadores, a Luz transmitida por ele é mais fraca que o Sol e não produz muito calor, e, por esse motivo, o planeta não é habitável.

Estima-se que OGLE-2013-BLG-0341LBb tem o dobro de massa da Terra e percorre ao redor do nosso planeta a cerca de três mil anos-luz da Terra.

5 - Kepler-186f

Kepler-186f também é conhecido como o primeiro planeta encontrado por pesquisadores com as mesmas características da Terra. Ele percorre ao redor da Terra a cerca de 500 anos-luz. Além disso, também orbita uma estrela anã vermelha.

Ainda segundo astrônomos, o diâmetro do planeta é aproximadamente 1,1 vezes o da Terra e um ano no local dura cerca de 130 dias terrestres.

6 - Gliese 667 Cc

Gliese 667 Cc também é outro planeta semelhante à Terra e que pode ser encontrado a menos de 24 anos-luz do nosso planeta. Sua massa é quase quatro vezes maior que o astro onde habitamos, embora seu raio seja apenas 1,5 vezes maior que o da Terra.

7 - Wolf 1061c

Wolf 1061c é um pouco maior que a Terra. Seu raio é mais de quatro vezes maior do que o nosso planeta. Segundo astrônomos, ele é mais parecido com Urânio do que com a Terra, mas está na zona habitável.

8 - Kepler-22b

O planeta percorre ao redor de uma estrela semelhante ao Sol e a órbita é como a Terra, além disso, tem uma duração de 290 dias terrestres, em comparação com aos 365 dias do nosso planeta. Em Kepler-22b, a temperatura média da superfície é de cerca de 72 graus Fahrenheit (22 graus Celsius). O local tem, aproximadamente, 2,4 vezes o tamanho da Terra.
Alguns investigadores afirmam que, devido o planeta ser tão grande, poderia ser coberto com um oceano.

Deixe aqui a sua opinião sobre o assunto. Aproveite também para compartilhar com seus amigos.

Géssica Veloso
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.