8 coisas que você não fazia ideia sobre a Torre Eiffel

27/07/17 às 17h37

Ela é o maior símbolo da França. O sonho de muitos apaixonados. Caminhar sob a sua estrutura, observar as luzes brilhantes piscando sobre o monumento, iluminando toda a Paris. Um gigante treliçado de ferro, que se ergue ao lado do rio Sena, e recebe milhares de turistas todos os dias só para ficar aos seus pés.

A Torre Eiffel foi construída em homenagem ao centenário da Revolução Francesa e portanto, é e sempre será a lembrança da luta e da vitória dos franceses. E do orgulho de terem conseguido a sua merecida liberdade.

Mas há muito mais histórias e curiosidades sobre a Torre Eiffel do que supõe o nosso vão conhecimento. Portanto aqui vai 8 coisas que você, provavelmente não fazia ideia, sobre esse monumento magnífico e majestoso:

1 - Nome de batismo

Antes de se chamar Torre Eiffel, o monumento francês foi batizado com outro nome. Na sua inauguração ela foi chamada de "Torre de 300 metros", porque a torre tinha essa altura. Posteriormente foi colocada uma antena sobre o seu topo e hoje a sua altura é de 324 metros.

Durante 41 anos essa estrutura era mais alta do mundo, mas obviamente esse recorde foi superado. No entanto, ela segue sendo a maior de toda a Paris.

2 - Construção

O tempo para a finalização da obra levou 2 anos, 2 meses e 5 dias. A sua inauguração foi em comemoração ao primeiro centenário da Revolução Francesa, no dia 31 de março de 1889, durante a "Feira Mundial da Exposição Universal".

A obra custou 8 milhões de francos na época e necessitou do trabalho de 250 operários e 50 engenheiros.

Antes de se tornar um monumento de visitação e apreciação, a torre já foi utilizada como "radio militar", no começo do século 20.

3 - Peso

A torre pesa incrivelmente 10.000 (mil) toneladas. Embora pareça pesada, é considerada leve, característica dos monumentos modernos. Quando comparada com um transatlântico, por exemplo, que chega a pesar 70.000 toneladas vemos que a sua estrutura de fato é graciosa e delicada.

Durante a invasão nazista na França, Hitler ordenou que seu governador Dietrich von Choltitz derrubasse o monumento, como símbolo da derrota francesa perante aos alemães. Felizmente a ordem não foi cumprida e a Torre sobreviveu ao terror da guerra.

4 - Homenagem

Na base da torre você poderá encontrar uma homenagem aos grandes gênios da França. São 72 nomes que cercam toda a torre, dos quatro lados. Cientistas e famosos como Lavoisier, Ampere e também Focault. Os mais distraídos passeiam pela torre e vão embora sem se darem conta desse detalhe tão singular.

5 - Competição

Em 2015 aconteceu a primeira competição da história da Torre Eiffel. A inspiração veio dos Estados Unidos, de uma competição parecida que acontece no Empire State Building.

Os participantes disputam uma corrida até o topo do monumento. Na Torre Eiffel são 1.665 degraus, 89 a mais que o edifício de Nova Iorque, tornando o combate ainda mais difícil que o americano.

6 - Iluminação

Ao todo são 20 mil lâmpadas que iluminam Paris todas as noites com o brilho da Torre. São 5 mil lâmpadas de cada lado que fazem o espetáculo diário para os moradores, mas principalmente para os turistas que consideram esse momento único e especial.

O mais tradicional é a iluminação dourada tradicional. Mas a Torre está sempre mudando de cor, dependendo da homenagem e a mensagem que a França deseja passar ao mundo.

Na foto acima, à homenagem na ocasião foi para a nossa floresta Amazônica.

7 - Valor

Um estudo realizado pela "Câmara de Comércio Monza e Brianza" da Itália revelou que a Torre Eiffel é o monumento mais valioso de toda a Europa. Deixando em segundo lugar o Coliseu em Roma, e em terceiro a Catedral da Sagrada Família em Barcelona.

A Torre Eiffel foi estimada no valor de US$ 554.000 milhões de dólares para a economia francesa.

8 - Torre Eiffel

O seu nome atual (Torre Eiffel), é uma homenagem ao engenheiro idealizador da obra: Gustave Eiffel. Ele é responsável por outros trabalhos na França, como "La Ruche" (A colmeia), uma residência de artistas construída em Montparnasse.

Mas sem dúvida o seu trabalho mais impressionante e lembrado é a Torre Eiffel, símbolo máximo não só da cidade, como de toda a nação francesa.

Faltou alguma curiosidade da Torre Eiffel que você conhece e não consta na lista? Descobriu coisas novas que você não sabia? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre um dos monumentos mais belos que o ser humano já construiu. Se você foi até Paris e viu a Torre de perto, não esqueça de contar a sua própria experiência.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.