8 animais com os corações mais bizarros

29/05/17 às 18h25

O coração é um dos principais órgãos no corpo do ser humano ou de um animal e tem a função de bombear o sangue de forma que circule por todo o sistema vascular sanguíneo através de sucessivos movimentos de contração e relaxamento. No ser humano, o coração tem uma massa entre 250 e 350 gramas e mede aproximadamente o tamanho de um punho, além disso, o sangue nas pessoas é visto na cor vermelha.

Porém, nem todos os corações são iguais. No caso de alguns animais, por exemplo, o órgão pode chegar a medir 60 centímetros, como no caso das girafas, além disso, o sangue de alguns é azul, como no caso dos polvos. Essas e outras curiosidades estão abaixo na lista preparada pela Fatos Desconhecidos sobre 8 animais com os corações mais bizarros. Não esqueça de deixar a sua opinião sobre o assunto no final da matéria. Confira:

1 - Minhocas

Muitas pessoas têm questionado sobre a possibilidade de minhocas terem ou não coração. Porém, segundo cientistas, o que esses animais possuem são pseudo corações entrelaçados em torno de seu esôfago. Além disso, assim como as baratas, as minhocas não têm batimentos cardíacos e o sangue do animal é vermelho. Outra curiosidade sobre os anelídeos é que respiram através da pele.

2 - Baleia azul

Durante anos as pessoas achavam que o coração da baleia era do tamanho de um carro. Porém, em 2014 cientistas do Museu Real de Ontário, no Canadá, conseguiram fazer algo que até então ninguém havia conseguido: recuperar os restos de uma baleia azul que havia perecido no gelo, a ação incluía resgatar o coração do animal.

No final da missão, eles constataram que o coração pesava 180 quilos e era capaz de bombear 150 litros de sangue por batida. Além disso, o órgão tinha cerca de 1,2 metros de diâmetro, o equivalente a um carrinho de golfe.

3 - Peixe-zebra

Os peixes-zebra possuem um tempo médio de vida entre três e cinco anos. Assim como os seres humanos, o coração do peixe também é responsável por bombear o sangue para o corpo. Porém, os peixes-zebra não possuem pulmões, ao invés disso, as brânquias são úteis para obter oxigênio.

Um estudo realizado em 2002 revelou que esse tipo de peixe pode regenerar o tecido do coração. Estudiosos ainda afirmam que os peixes-zebra são muito parecidos com os seres humanos, já que são vertebrados, possuem cérebro, medula espinhal, coração, fígado, pâncreas, rins, ossos e cartilagem.

4 - Girafa

O coração de uma girafa tem em média 60 centímetros e pode pesar cerca de 11 quilos. Estima-se que o sangue percorre 1,8 metros para conseguir chegar até a cabeça do animal, e a mesma distância para alcançar os pés. Outra característica desses animais é uma veia que os impossibilita sofrer quedas repentinas na pressão sanguínea.

5 - Baratas

Os corações desses insetos são movidos por uma substância chamada hemolinfa, que ajuda a nutrir os órgãos das baratas, porém, não transportam oxigênio, já que esses insetos respiram através de aberturas na superfície do corpo. Outra curiosidade sobre as baratas é que os corações delas não batem.

6 - Sapos

Assim como os seres humanos, os sapos, uma designação genérica de anfíbios com pele rugosa, e glândulas parotoides semelhantes a verrugas, possuem dois átrios - cavidade do coração que recebe o sangue venoso -, e apenas um ventrículo - câmara inferior do coração. Esses animais absorvem oxigênio através da pele.

7 - Rã-da-floresta

Conseguem sobreviver sem o coração bater durante horas e até mesmo dias. Isso acontece geralmente durante o inverno, período em que as rãs congelam e o coração para de pulsar até as temperaturas climáticas subirem novamente.

Cientistas especializados em transplante de órgãos tentam desvendar o mistério por trás da rã-da-floresta, pois, essa mesma capacidade de congelar e descongelar corações, em humanos, poderia revolucionar o processo de transplante, onde os órgãos dos doadores poderiam ser congelados e transportados para qualquer lugar.

8 - Polvo

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda que possuem oito braços fortes e com ventosas dispostas ao redor da boca. São animais que possuem três corações. Dois dedicados ao bombeamento de sangue para as brânquias, enquanto o outro cuida do resto do corpo. O sangue desses animais é azul, isso porque o tecido conjuntivo líquido não possui a proteína hemoglobina, que dá a cor vermelha.

Ao invés de nadar, como a maioria dos animais marinhos, os polvos só rastejam. Isso acontece porque eles sentem fadiga, já que o coração que alimenta o corpo para de bater quando estão nadando.

O que você achou dessas curiosidades? Deixe abaixo a sua opinião.

Géssica Veloso
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.