7 referências que os Simpsons usaram explicadas para os mais novos

18/05/17 às 17h30

Goste você ou não, Os Simpsons já garantiram o seu lugar na história como uma das animações mais importantes de todo o mundo. Mostrando a vida de uma família tradicional nos Estados Unidos, o desenho brinca com todo tipo de situação, inclusive com realidades de países como o Brasil.

Aqui mesmo a gente já mostrou várias curiosidades sobre uma das famílias mais desajustadas da televisão como 10 vezes em que os Simpsons previram o futuro e 5 momentos em que Simpsons foi longe demais.

Leia também por que tantos personagens de desenhos animados são amarelos?

Agora vamos tentar explicar algumas piadas que fizeram parte da história da série. Por conta das referências utilizadas, muitas coisas acabam não fazendo sentido para quem é jovem demais ou vive longe dos Estados Unidos, já que o humor parte de coisas muito específicas.

Confira algumas das piadas que talvez você nunca tenha entendido nos Simpsons.

1 - Cerveja Billy

Em dois episódios ao longo da série, Homer bebe uma lata da cerveja e, em um dos episódios, brinda dizendo que os Estados Unidos elegeram o Carter errado. A cerveja Billy foi nomeada a partir do irmão mais novo do presidente Jimmy Carter e ganhou popularidade no país durante a campanha presidencial.

Em 1977, a cervejaria Falls City Brewing Company tentou capitalizar a fama e criou a parceria com Billy Carter para vender a cerveja. No início a bebida foi um sucesso, mas logo passou a ser rejeitada e provocou o fechamento da cervejaria, em 1978. Ainda hoje, latas fechadas da bebida podem ser encontradas à venda na internet.

2 - Aiatolá Assaholla

Na sétima temporada da série, Marge propõe se desfazer de uma camiseta com os dizeres Aiatolá Assaholla, lembrando que Khomeini já estava morto há anos. Na ocasião, Homer diz que a camiseta serve para qualquer Aiatolá, e que naquele momento algum deles estaria consolidando o poder.

Khomeini se tornou Aiatolá depois da Revolução Iraniana e apoio a crise de reféns, que manteve 52 americanos presos por 444 dias. Nos Estados Unidos, as pessoas demonstravam o ódio pelo líder iraniano a partir de camisetas que criticavam a decisão e o regime.

3 - "Pergunte a Claus von Bulow."

Num episódio da quinta temporada, Bart é testemunha de um acidente que resulta na acusação do sobrinho do prefeito da cidade. Depois que o prefeito tenta influenciar o julgamento, Bart explica que o sistema funciona bem e que bastava "perguntar a Claus von Bulow."

Claus von Bulow foi um milionário acusado de tentar matar a esposa em 1980 por meio de uma overdose de insulina. Ele foi acusado de homicídio em 1982, mas conseguiu um segundo julgamento em que reverteu a condenação.

4 - Gerald Ford desajeitado

Nos Simpsons, Homer e Bart eventualmente criam caso com o novo vizinho George Bush em um episódio da série. Depois que Bush se moda, Gerald Ford acaba indo morar no local. O ex-presidente americano cria bons laços com Homer e os dois se tornam bons amigos.

Mesmo que Ford tenha sido um atleta de destaque na Universidade de Michigan, durante seu governo houveram várias situações em que seu comportamento desastrado foi percebido. O mais famoso deles foi registrado em vídeo quando o presidente escorregou nas escadas do avião presidencial.

5 - "Você é Tony Randall!"

Durante um episódio da décima temporada, os Simpsons vão a um restaurante com uma curiosa promoção: o cliente não paga a conta se conseguir comer um pedaço de carne de 7kg. Na parede do restaurante, dois homens recebem destaque pela conquista, o ator Tony Randall e caminhoneiro Red Barclay, que Homer convida para um desafio.

Tony Randall foi um ator, produtor e diretor de cinema famoso pelo seu papel como o personagem Felix Unger, na adaptação de TV para uma das peças mais clássicas dos EUA (The Odd Couple) e por atuar em filmes da década de 60, ao lado de estrelas como Marilyn Monroe.

6 - Cerveja Carrapato Vermelho

Quando Homer quer trocar a tradicional cerveja Duff, ele decide comprar a cerveja Carrapato Vermelho. Depois que ele se questiona a diferença do sabor da bebida, existe uma cena que mostra que cachorros nadavam na cerveja para que ela conseguisse o gosto singular.

A cerveja faz uma brincadeira com a bebida Red Dog (cachorro vermelho), lançada no meio da década de 90 pela cervejaria Miller.

7 - Hooray for Everything

Ainda no início da série, na segunda temporada, Homer ouve um jogo de futebol pelo rádio que conta com uma apresentação do grupo Hooray for Everythin. Mais tarde, o mesmo grupo aparece fazendo uma apresentação durante um evento transmitido pela TV.

Na verdade, Hooray for Everything faz uma piada com o grupo Up With People, que fez fama nos Estados Unidos na década de 70. O conjunto cantava canções que espalhavam o amor e a felicidade com expressões de alegria o tempo todo. Na época, o sucesso era tanto que eles chegaram a se apresentar em quatro Super Bowls diferentes.

E aí, conseguiu esclarecer alguns mistérios da animação? É claro que, além dessas, existem dezenas de outras que podem precisar de explicação. Qual delas você achou mais curiosa?

PH Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.