7 maneiras de melhorar a maneira que você faz contas de cabeça

11/05/17 às 14h15

Para algumas pessoas a disciplina mais incompreendida e difícil de ser superada durante a época da escola é matemática. Isso porque, para muitos, os cálculos parecem impossíveis de se resolver. Mas já existem pessoas que têm muita facilidade em matemática e, na maioria das vezes, são vistas como inteligentes ou acima da média. Mas pode ser um equívoco, pois existem 'truques' que são utilizados no auxílio da resolução de equações, sem a necessidade de lápis ou calculadoras (ou os dedos!).

A redação da Fatos Desconhecidos separou 7 artifícios que, se utilizados, podem melhorar a sua maneira de fazer contas de cabeça. Você vai se surpreender com a facilidade que é fazer cálculos utilizando apenas seu cérebro. Confira abaixo.

1 - Memorizar as tabelas de multiplicação

Uma das coisas mais importante na matemática é a memorização das tabelas de multiplicação, apresentadas à maioria das pessoas durante os primeiros anos de estudo. O matemático e fundador do ClearerThinking.org, Spencer Greenberg, conta que ao memorizar esses "blocos de construção", como ele chama a tabuada, é possível adquirir respostas rápidas para problemas simples dentro de questões difíceis.

2 - Saber alguns truques de multiplicação

A multiplicação não é algo que todas as pessoas conseguem aprender tão facilmente, sendo assim, existem alguns truques para facilitar esse aprendizado. A regra mais óbvia é que qualquer número multiplicado por 10 só precisa de um zero no final. Quando multiplicado por 5, a sua resposta terá sempre um 0 ou um 5 no final.

Outra dica importante é quando se está multiplicando um número por 12, pois o resultado é sempre 10 vezes mais duas vezes aquele número. Por exemplo, quando calculando 12×4, faça 4×10=40, então 4×2=8, então 40+8=48. Já ao fazer a multiplicação por 15 basta apenas multiplicar o número por 10, então acrescente metade dessa resposta (por exemplo, 4×15 = 4×10=40, mais metade dessa resposta, 20, chegando em 60).

Para fazer multiplicação de 16 um truque também pode ser bastante útil: basta multiplicar primeiro o número por 10, depois multiplique a metade do número por 10. Após isso adicione esses resultados com o número em si para chegar à resposta final.

3 - Não se assustar com os quadrados

Segundo o físico do askamathematician.com, uma ótima maneira de usar as diferenças do quadrado - quando um número é multiplicado por ele mesmo - é pegar dois números que estão sendo multiplicados e pensar neles como uma média, x, mais e menos a diferença entre cada um e sua média, ±y.  "Esses dois números são quadrados, então ao invés de memorizar imensas tabelas de multiplicação você precisa só memorizar quadrados.", diz.

4 - Fazer aproximações

Uma ótima alternativa para fazer cálculos com números grandes é fazer aproximações. Essa técnica é conhecida como "Estimativa Fermi" e funciona para estimar números em potências de dez. Além disso, pode ajudar nas multiplicações ou divisões.

Durante o Projeto Manhattan o físico Enrico Fermi queria uma estimativa aproximada do poder de uma explosão atômica antes dos dados diagnósticos chegarem. Para conseguir o resultado, ele derrubou pedaços de papel e ao medir a distância que o papel viajou, ele estimou que o poder da explosão seria de 10 quilotoneladas de TNT. Essa estimativa foi bem próxima, já que a resposta certa era 20 quilotoneladas de TNT.

5 - Como calcular uma gorjeta

Em vários lugares do mundo dar a gorjeta no valor de 10% para o garçom é obrigatório. Para facilitar a vida de muitas pessoas existe um truque simples que auxilia nesse cálculo. A regra é básica. Se a refeição custou R$ 112,23 apenas mova uma casa decimal para a esquerda, chegando no resultado de $11,22. Quando calculando uma gorjeta de 20%, faça a mesma coisa, mas dobre o resultado, que seria R$ 22,44.

6 - Facilitar os cálculos na hora da dúvida

Alguns problemas podem ser difíceis de resolver, como, por exemplo, chegar a resposta de 5(14+43) utilizando somente a mente, porém, o problema pode ser transformado em três cálculos bem simples, como: (5×14) + (5×40) + (5×3) = 285.

7 - Soma e subtraia da direita para a esquerda

Quando se aprende a fazer conta na época da escola a maioria das pessoas são ensinadas a somar e subtrair da direita para a esquerda. Mas muitos só utilizam esse truque em contas feitas à lápis, porém, quando se vai fazer o cálculo na mente essa regra também pode ser bastante útil. Além disso, mudar a ordem para começar com os valores maiores é um pouco mais intuitivo e mais fácil de entender. Por exemplo, quando se vai somar 58 e 26, comece com a primeira coluna e calcule 50+20=70, então 8+6=14, que somados dão 84.

O que você achou dessas dicas? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e deixá-los mais informados.

Géssica Veloso
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.