7 lugares exóticos que você pode visitar sem sair do sofá

10/07/17 às 18h23

O mundo é mesmo cheio de maravilhas e encantos fascinantes. Basta que o ser humano perceba que o mundo vai além da esquina de sua casa para que um leque de opções e sonhos se construam no nosso imaginário. Afinal, quem não gosta de viajar? Conhecer lugares novos, outras culturas, filosofias de vida diferentes da nossa? Viajar é também aprender. É entrar em contato direto com o conhecimento na prática. É vivenciar uma realidade diferente da que vivenciamos e portanto, ampliar nosso horizonte de perspectivas.

Mas a realidade é diferente. A sociedade nos cobra horários, metas, trabalhos, calendário. O dinheiro nem sempre sobra. E os lugares que sonhamos em conhecer vão ficando cada dia mais para escanteio, como uma miragem de um sonho impossível. Mas calma. Eis que o homem desenvolveu a tecnologia e se fez a luz sobre lugares antes sombrios aos nossos olhos! Nem tudo é impossível. Existe uma solução prática.

Por isso aqui vai uma lista com 7 lugares exóticos e incríveis que você pode conhecer sem sair do conforto do seu lar:

1 - Monte Everest

Esse é o lugar mais alto do mundo. O sonho de aventureiros, apaixonados por escaladas e alpinistas profissionais. Por outro lado é um dos desafios mais perigosos do mundo - senão o maior - e de fato, é a montanha mais fatal do planeta.

Ela está localizada entre a fronteira asiática que divide a China e o Nepal. Estima-se que a sua subida leva em média 40 dias para alcançar seu pico mais alto, isso porque o corpo humano precisa se acostumar aos poucos com a altitude, que pode ser mortal.

Não se sabe o número exato de pessoas que se arriscaram nessa caminhada e acabaram perdendo a vida. O que se sabe é que pelo menos 235 pessoas vieram à óbito durante essa empreitada arriscada.

Se você é corajoso e está determinado a encarar o desafio, saiba que para isto não é necessário somente a bravura, você também vai ter que colocar a mão no bolso, e os custos são salgados. No site oficial do Monte Everest, eles explicam o porque de ser tão caro o custo dessa viagem.

"O Governo do Nepal cobra uma taxa obrigatória para todos os estrangeiros que queiram escalar o Everest. Dependendo do tamanho do grupo, e do tempo necessário, esta taxa pode variar de 11 mil a 25 mil dólares. Muitos leitores devem estar indignados agora: "Mas que bando de ladrões!". Mas por outro lado, pense um pouco. Mesmo com estes preços, nas encostas da montanha existem mais de 200 mortos e toneladas de lixo. Imagine o que aconteceria se a taxa fosse mais baixa. O número de alpinistas iria aumentar dramaticamente e o Everest seria algo entre um lixão e um necrotério."

Para aqueles que desejam conhecer essa montanha bela, mas também fatal - isso sem sair de casa - o passeio se torna possível com as imagens da webcam transmitidas diretamente do pico da montanha. A webcam funciona entre as 6:30 da manhã até as 17:30, isso no fuso horário do Nepal. Assista ao vivo clicando aqui.

2 - Praga

A cidade das 100 cúpulas. Para muitos, a cidade mais bela do mundo. Para aqueles que não concordam em colocá-la em primeiro lugar, o senso geral a coloca entre as mais belas, mesmo não sendo a favorita. O fato é que Praga é realmente uma cidade que fascina pela beleza física, pela conservação histórica e a cultura fervilhante. De cima, a impressão é que todos os telhados da cidade foram pintados de vermelho, como se uma pintura nova tivesse sido feito há pouco tempo.

Além disso, castelos medievais, armaduras e masmorras congeladas pelo tempo são valorizadas e estão muito bem conservadas pelo patrimônio histórico da cidade. Por outro lado, esta é o lugar que sobreviveu ao anjo da morte, pois foi poupada por Hitler quando ele decidiu que ali era o lugar perfeito para fazer sua "morada".

Praga sobreviveu, inclusive ao regime soviético. E continua fascinante para aqueles que apreciam à arte, à cultura e à história.  Existem os museus, as igrejas, mas lá o encanto mesmo está nas ruas: músicos e pintores à beira do rio Danúbio, eternizado na valsa de Strauss, o "Danúbio Azul". Mas se você é boêmio, bares e cafés também estão espalhados pela cidade, para apreciar a vista encantadora desse lugar.

Mas se você não puder ir até Praga. Praga vem até você. No relógio astronômico da cidade - um dos pontos turísticos - você pode controlar o ângulo, o direcionamento e até o zoom da câmera que reproduz as imagens ao vivo da cidade. Assista clicando aqui.

3 - Aurora Boreal

Esse é um dos fenômenos mais incríveis da natureza. Suas cores são impressionantes e fascinam pela beleza. É como se as cores ganhassem forma e dançassem pelo céu à noite.

O astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Basílio Santiago, explica que isso acontece quando ocorre a interação de partículas carregadas de energia, que provem do vento solar e interagem na camada magnética do planeta. Verde claro, azul profundo, roxo e vermelho. A cor da aurora depende da altitude. É como se fosse o próprio arco-íris noturno.

Para ver esse fenômeno você precisa ir à lugares de difícil acesso como o Ártico, o Alasca, ou lugares mais "fáceis" de visitar em teoria, porque ou ficam muito longe como a Austrália ou Rússia, ou não oferecem tantas outras opções turísticas como a Islândia e a Groenlândia. Aí depende do ponto de vista e do ponto de referência de onde você está.

De qualquer maneira, essa beleza espetacular é gravada regularmente e está acessível a todos que se encantam por esse balé de cores. Você não precisa ir tão longe ou morrer de frio para ver esse fenômeno incrível. Pode ver do seu sofá, com um cobertor aconchegante e uma xícara bem quente de café.

Para acompanhar as auroras boreais clique aqui.

4 - Savana Africana

Se você é um explorador quente e selvagem, esse é o seu destino. Aqui a natureza ainda pode ser encontrada em seu habitat natural. As girafas pastam, os leões dormem durante o dia e caçam durante à noite. Os elefantes andam em bandos protegendo o filhotes e vivendo como uma grande família.

Nada é tão mágico quanto a savana africana e esse definitivamente é um dos destinos que todo aventureiro já colocou ou ainda irá colocar em sua lista de "coisas a se fazer antes de morrer". O zoológico não se compara a um jipe aberto andando e observando a olho nu, a riqueza da fauna e da flora africana.

E com a civilização humana e o avanço das cidades, há poucos locais assim no mundo. Na África, ainda existem lugares onde a natureza ainda vence e é respeitada pelos seus habitantes como parte integrante da vida.

Se o seu bolso não permite, porque esta é uma viagem de fato muito cara, ou a sua coragem não vai tão longe ao ponto de eliminar o vidro do zoológico para o plano real, você pode desfrutar dessa riqueza observando a savana africana aqui neste link. Clique aqui.

5 - Antártida

(Também chamado de Antártica. Os dois estão corretos.)

Esse é um paraíso congelado. O mistério desse lugar inóspito e que ainda não foi domado pelo homem, intriga e atrai muitos visitantes que se arriscam neste lugar, onde o período de dia e noite não se dividem como estamos acostumados, em 24 horas. Isso porque o sol nasce no dia 21 de setembro e só se põe em no dia 22 de março. O verão dura seis meses. Assim como o Inverno, ou a noite, que começa no dia 22 de março e só termina no dia 21 de setembro.

Outro ponto assustador é que a temperatura anual média desse continente de gelo é de de 57°C negativos. Mas no litoral pode fazer menos frio e os termômetros podem ficar mais toleráveis com a sensação de 15°C durante o verão.

Se você não é um pesquisador ou estudioso ou não tenha qualquer propósito acadêmico, científico, artístico, ou seja, profissional, se você for um mero curioso e não tiver nenhum contato pessoal atuando nesse local, dificilmente você chegará perto desse fantasma branco.

A boa notícia é que uma parceria entre fundações científicas e a Universidade do Alabama em Birmingham tornaram esse passeio possível. Isso sem sair de casa, claro. Você pode ver os pinguins do conforto do seu sofá ou os pesquisadores corajosos que enfrentam um frio de rachar em prol da ciência. Para ver os links ao vivo da Antártida, clique aqui.

6 - Recife de corais

Quem gosta de aventuras e não tem medo de mergulhar fundo em seus sonhos, sabe que nem só de terra e "pés no chão" vivem todas as maravilhas impressionantes que podem ser apreciadas pelos sere humanos.

Os recifes de corais são as "floretas" dos oceanos e abrigam cerca de 25% de todas as espécies marinhas existentes. Peixes de todas as espécies e cores. A quantidade absurda de vida e biodiversidade que sustentam e edificam os corais, tornando-os verdadeiras "cidades" no fundo do oceano.

O que é belo, claro, também está sempre sob um perigo constante. Isso porque os recifes que levam milhares de anos para se formarem são tirados como peças de souvenir por turistas mergulhadores que não entendem a importância de apreciar com os olhos apenas, sem tomar para si.

Se você tem a oportunidade de ver essa explosão de vida, bem de perto, tome cuidado e leve em consideração a preservação do meio-ambiente. Se você não puder, tudo bem também. Às vezes a beleza é feita apenas para ser vista, e não para ser tocada. Portanto uma webcam ao vivo já vai te encantar o suficiente com essa maravilha da natureza. É só clicar aqui.

7 - Estação Espacial

Esse é um lugar que se fosse possível ir de avião, e se essa viagem fosse acessível, barata e segura, possivelmente ninguém recusaria. Ver o planeta Terra do lado de fora. Ao mesmo tempo, observar com os próprios olhos a imensidão do Universo. As galáxias distantes, as estrelas e meteoros dançando e girando no espaço. Os outros planetas que podem ou não conter vida extraterrestre. Tudo é imenso e extraordinário.

O espaço é talvez o lugar mais impressionante que nosso olhos seriam capazes de admirar. Nenhuma cidade ou beleza artificial construída pelo homem pode ser comparada a beleza inerente, natural e infinita construída pelo próprio Universo.

Se Yuri Gagari foi o primeiro a ir pessoalmente ao espaço em 1961, desde então, muitos países lançaram homens para fora da atmosfera. Assim como mais 2.500 satélites que hoje se encontram orbitando ao redor do planeta.

Enquanto a realidade futurística não nos alcança e essa viagem permanece sendo um trabalho arriscado e seletivo à profissionais da área, nós, reles mortais que levantamos a cabeça para o céu à procura de respostas, podemos apreciar a mesma vista através de um desses satélites, que transmitem ao vivo as imagens dessa perspectiva diferente. Quer ver o planeta Terra do lado de fora? Quer ver a imensidão do espaço? Então clique aqui. E aprecie à vista.

Como foram de viagem? Fizeram um bom passeio? O mais incrível é que podemos repetir essa aventura sempre que quisermos.

Qual foi o lugar que você mais gostou de ir? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre a matéria ou sobre o seu lugar favorito. Se você tiver outras opções de viagem sem sair de casa, mande suas ideias para a Fatos Desconhecidos, nós queremos saber a sua opinião.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.