7 invenções insanas que podem mudar o mundo

08/08/17 às 16h13

Se formos parar para pensar, a tecnologia é algo realmente insano. A cada dia que se passa novas descobertas são feitas, e cientistas trabalham o tempo todo para buscar soluções para o inexplicável, ou mesmo melhorias para o que já existe. Muitas invenções criadas por eles ajudaram e continuam ajudando a humanidade a enfrentar situações complicadas, e mesmo assim, ainda existem aqueles que não entendem os benefícios que tudo isso pode trazer.

Falando em invenções, muitas coisas que para nós eram completamente impossíveis até pouco tempo atrás, hoje já são realidade. Abaixo, listamos 7 coisas completamente malucas que já foram inventadas, mas que com certeza, se forem colocadas de fato em prática, podem nos ajudar nas situações mais adversas possíveis. Confere aí!

1 - Gel a prova de balas

Existem certas profissões de risco, como a de um policial por exemplo. Estar sempre em situações de perigo exige que eles utilizem coletes a prova de balas, mas sabemos que estes não são capazes de proteger todo o corpo contra um disparo de uma arma. É claro que, infelizmente, em certas regiões você nem precisa trabalhar com algo perigoso para passar por riscos como esse.

Bom, sabemos muito bem que se uma bala perfura o corpo humano, dependendo de onde isso aconteça, pode ser fatal, então, qual seria o melhor produto para proteger completamente uma pessoa em casos do tipo? Um gel, talvez. Exatamente, o gel D30 foi desenvolvido no ano de 2009 e tem a incrível capacidade de parar uma bala. Ele permanece em seu estado flexível enquanto nada acontece, porém, se for atingido por algo ele automaticamente se solidifica, criando a consistência de uma resistente armadura.

2 - Spray de pele

Sofrer queimaduras certamente não é nada agradável e pode literalmente, deixar graves marcas. O tratamento para isso muitas vezes é dolorido, e mesmo assim, os resultados podem não ser os melhores. Acontece que o Dr. Jorg Gerlach, desenvolveu uma tecnologia a base de células tronco retiradas de um pequeno pedaço de pele saudável. Em seguida, elas são aplicadas no local da queimadura e secam.

Esse foi um procedimento utilizado em um homem com queimaduras de terceiro grau, e por incrível que pareça, poucos dias depois a pele dele estava normal, como se nunca tivesse sido queimada. É um método que pode ser muito mais eficiente e menos dolorido que o enxerto, por exemplo.

3 - Detector de doenças

Quem é que nunca ouviu falar do bafômetro, não é mesmo? Dispositivo utilizado para detectar se você está alcoolizado. Bom, se é possível desenvolver um detector de alcoólatras, por que não seria possível produzir algo semelhante ara detectar doenças? No ano passado, pesquisadores conseguiram fazer algo bem parecido e que teve resultados eficientes em 86% dos casos.

O dispositivo contem nanopartículas de carbono e de ouro divididas em duas camadas que interagem e são capazes de detectar através de nossa respiração, compostos orgânicos voláteis que podem ser provocados por uma doença. Após isso, caso algo errado seja realmente encontrado, os pesquisadores apenas precisam acessar um banco de dados onde as doenças estão listadas, para fazer o diagnóstico.

4 - Cirurgiões robô

Muita gente tem medo de que um dia os robôs dominem a humanidade e nos substituam até mesmo nas tarefas mais simples. Será que isso pode mesmo acontecer? Bom, não temos a resposta para isso, mas o fato é que médios, por exemplo, já contam com o auxílio de coisas parecidas em cirurgias. Acontece que em 2016, um robô autônomo que chamaram de Star, foi capaz de realizar uma cirurgia em porcos sedados, e foi um sucesso.

Formado por um grande braço hidráulico e olhos com infravermelho, ele confia em complexos algoritmos e é capaz de identificar a carne de órgão danificados, e pode operar com base nisso. Alguns humanos participaram do processo efetuando atividades simples, o que não tira o mérito de Star. Afinal, o que faltaria para que ele pudesse operar um humano?

5 - Camisas que monitoram a respiração

Muita gente sofre constantemente com problemas respiratórios, enquanto outros passam um bom tempo sem saber que seus pulmões não funcionam como deveriam, e quando descobrem, já pode ser tarde demais. Bom, ainda esse ano pesquisadores da Universidade da França desenvolveram uma camiseta que é capaz de monitorar como andam seus pulmões. Nela, contem uma antena de fibra óptica  junto a um revestimento de prata.

Essa fibra mede o movimento do tórax e a inalação da pessoa, e não precisa estar apertada ao corpo pra isso. Sem contar que ela é resistente a chuvas, por exemplo e pode ser conectada ao seu smartphone, para mostrar os resultados, sem a necessidade de um cabo.

6 - Oxigênio Injetável

Sim, já existem as máscaras de oxigênio, o que já pode ser bem eficaz em casos extremos onde a pessoa fica sem ar, mas e se acontecerem problemas maiores? Se sua traqueia, por algum motivo, estiver entupida e você não conseguir inalar? Pode ser que aconteça. O doutor John Kheir, de um hospital de Boston, desenvolveu com sua equipe uma forma de adicionar oxigênio ao sangue de forma intravenosa. Seria um eficiente método que poderia ser utilizado em situações de emergência.

7 - Hologramas "reais" em 3D

Essa história de hologramas sempre parece ser coisa de cinema. Alguém morre, e deixa uma mensagem muito importante gravada para alguém, em dispositivos como esses. A verdade é que até hoje isso é instrumento de dúvida para muitos.Acontece que cientistas da Universidade de Tóquio foram capazes não só de criar um holograma, mas também de dar textura a ele, ou seja, se você tentar tocá-lo, irá sentir como se fosse realmente pele.

O holograma é feito de plasma, e foram usados feixes de luz extremamente rápidos para a obtenção de uma energia super absorvida, produzindo uma série de pontos brilhantes que podem se organizar em diversos tipos de estrutura 3D. Imagina que surreal seria poder tocar na imagem de alguém querido, que infelizmente se foi.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias aí com a gente, pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.