7 ilhas mais estranhas ao redor do mundo

02/08/17 às 14h20

Ilhas são pequenas porções de terra completamente rodeadas por água. Elas costumam ficar isoladas pela distância e é justamente esse isolamento que torna o ambiente das ilhas tão único, como se fossem pequenos universos misteriosos. Todo mundo já se imaginou um dia numa situação assim: o que você levaria para uma ilha deserta? Uma pessoa amada. Um livro. Qualquer coisa que torne essa estadia agradável e a solidão menos desoladora.

Algumas ilhas são paradisíacas e não seria tão ruim passar umas férias bem longe de tudo. Mas há algumas ilhas também muito estranhas espalhadas pelo mundo e provavelmente você não gastaria um tostão para se aproximar delas.

Confira essa lista bizarra:

1 - Gunkanjima Island

Esta é uma ilha fantasma e ela fica no Japão. Na verdade, a Gunkanjima é uma das 505 ilhas completamente desabitadas da prefeitura de Nagasaki. Durante os anos de 1887 e 1974 abrigava funcionários que trabalhavam na mineração e também na extração do carvão.

Perambular por lá não deve ser nada agradável. Afinal todos os edifícios estão abandonados e caindo aos pedaços. E fugir de lá não é fácil, só pelo mar.

2 - Ilha das Cobras

Se você tem fobia desse animal, nem pense nessa ilha. Ela fica no Brasil, há 150 quilômetros de São Paulo. Ela é conhecida como a "Ilha de Queimada Grande", ou como a chamam popularmente de a "Ilha das Cobras".

Isso porque ela é habitada por milhares de jararacas-ilhoas, que estão entre uma das espécies mais mortais do planeta.

O governo brasileiro delimitou a área como reserva ambiental e para entrar lá, é preciso ter autorização. Mesmo assim, muitos caçadores ilegais ainda fazem caçadas não-autorizadas no local. Cada cobra pode valer muito dinheiro no mercado negro.

3 - Ilha das bonecas

Essa ilha fica no México e a história sobre como as bonecas dominaram a paisagem natural é um tanto quanto sinistra.

Conta-se que o cuidador da ilha, chamado Don Julian Santana, avistou o corpo de uma garotinha morta flutuando sobre a água. Ele não conseguiu salvá-la e desde então, a tristeza tomou conta de seus pensamentos.

Dias depois, ele viu no mesmo local uma boneca boiando sem direção. Em respeito à garotinha, ele pendurou a boneca em uma árvore.

E desde então, Don Julian passou a colecionar e pendurar várias bonecas pela área. Tornando a ilha em um local de visitação para quem adora filmes de terror e situações aterrorizantes.

4 - Ilha de Lasqueti

Essa ilha não é assustadora, mas pode ser estranha para o mundo ocidental. Se você quer fugir da realidade do mundo e voltar ao tempo, onde tudo era mais simples e as pessoas levavam a vida à sua própria maneira, a ilha de Lasqueti, pode ser a sua opção.

Lá a comunidade vive de maneira auto-sustentável. A eletricidade é fornecida por painéis solares, turbinas eólicas ou aquáticas, assim como geradores de gás comum. Algumas famílias até preferem apenas o bom e velho fogo e abrem mão da eletricidade.

Além disso, lá não tem estradas pavimentadas, nem sistema de esgoto, muito menos abastecimento de água. Apesar disso, a ilha que abriga cerca de 420 pessoas é conhecida como uma das comunidades mais bem educadas da Colúmbia Britânica.

De acordo com o blog da comunidade, das 420 pessoas, das quais 70 são crianças, as outras 350 são "poetas, artistas, físicos, pescadores, madeireiros, plantadores de árvores, designers, músicos profissionais, autores publicados, alguns fabricantes de pequena escala, bem como consultores profissionais em educação, engenharia, silvicultura e energia alternativa". Parece surreal esse lugar.

5 - Ilhas no curso de um rio

Ilhas no meio de um rio? Isso é real. O rio Danúbio é o mais longo rio de toda a União Europeia, e o segundo mais longo de todo o continente. A sua extensão é de 2.888 quilômetros e por isso, ele atravessa mais de 16 países.

O que impressiona de fato é que dentro do percurso do rio, há várias ilhas. Algumas são artificiais e foram criadas pela ação do homem. Mas há outras naturais que pertencem mesmo à paisagem.

Um exemplo é a ilha Ada Kaleh, povoada pelos turcos e que foi submersa durante a construção de uma hidrelétrica. Outro exemplo é a Ilha Simian, na Romênia, onde se refugiaram os turcos que saíram de Ada Kaleh.

6 -  Ilha de Gaiola

Essa é uma ilha localizada na cidade de Nápoles na Itália. O seu nome foi escolhido devido ao parque subaquático de Gaiola, uma área protegida pela marinha italiana.

Em uma das ilhotas há uma casa solitária. A outra também é desabitada e as duas se unem por uma ponte de arco, que parece natural.

A reputação da ilha não é das melhores e dizem que Gaiola é mal-assombrada. Isso porque todos os donos que tentaram habitar a ilha morreram de uma maneira trágica.

O primeiro por afogamento, o segundo por um ataque cardíaco e o terceiro foi internado em um hospício. Dizem que os últimos que tentaram morar nesse lugar estão na cadeia, tiveram os filhos sequestrados ou cometeram suicídio.

Em resumo, é melhor manter distância dessa ilha. A sua história não é das melhores.

7 - Ilha Sentinela do Norte

Essa é uma ilha impossível de se visitar. Ela fica no Oceano Índico, entre a Indonésia e Mianmar. E é habitada por uma das tribos mais hostis e isoladas do planeta, que não permitem a aproximação de nenhum visitante externo.

Como há poucas fotos e quase nenhum contato com a tribo dos sentinelas, estima-se que a população pode variar entre 40 a 500 nativos. Seus hábitos, costumes, língua e modo de vida ainda são desconhecidos.

A ilha integra o território da Índia. Após inúmeras tentativas de aproximação, o governo indiano impôs uma restrição de pelo menos 3 milhas de distância.

Os curiosos que tentam fazer o contato ou os desafortunados que encontram a ilha acidentalmente não tiveram um final feliz. Então é melhor evitar essa rota a qualquer custo.

E aí? Vai arriscar? Talvez seja melhor manter os pés em terras firmes. Tom Hanks e Wilson já provaram no filme "Náufrago" que viver em uma ilha pode ser arriscado demais.

Só não esqueça de deixar o seu comentário e se você tiver mais ilhas estranhas na sua enciclopédia não esqueça de aumentar a nossa lista.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.