7 doenças estranhas que mudaram o mundo

04/05/17 às 19h51

E quantas vezes vocês já viram pessoas mudando o mundo com descobertas magníficas, ou simplesmente tecnologias que mudaram as nossas vidas, como os celulares e a internet. Mas vocês sabiam que algumas doenças já fizeram grandes mudanças no mundo em que vivemos, como na moda por exemplo? Até na economia as doenças influenciaram no passado, já que na época pouca a medicina era algo precário.

Tendo em mente que poucas pessoas sabem das influências que as doenças tiveram no nosso planeta, nós resolvemos trazer algumas histórias que contam um pouco como aconteceu essa influência, então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 doenças estranhas que mudaram o mundo:

1 - Gripe de 1918 e o Tratado De Versalhes

A gripe de 1918 devastou o mundo e infectou um terço da população. Isso sem falar que em alguns casos acabou danificando as células cerebrais, afetando a capacidade do cérebro para funcionar e até mesmo causando psicose. Em abril de 1919, Woodrow Wilson, presidente dos EUA, foi infectado com a gripe, e na época ele tinha um papel importante no Tratado de Versalhes, particularmente com o primeiro ministro da França, Georges Clemenceau, que queria desmantelar a Alemanha.

Enquanto Wilson estava se recuperando da gripe, muitos funcionários da Casa Branca notaram uma mudança eu seu comportamento. Ele tinha ficado lento, cansado e focado em noções estranhas. Depois disso, Wilson abandonou muitas de suas ideias sobre o Tratado de Versalhes, o que deu poder a Clemenceau. Muitos argumentaram que a dureza no Tratado de Versalhes resultou em um desastre para a Alemanha, uma paralisação na economia alemã, o que desempenhou um papel na capacidade de Hitler ganhar poder. Muita gente afirma que tudo isso foi resultao da gripe de Woodrow Wilson.

2 - A tuberculose e a expansão da fronteira ocidental

Durante o surto da tuberculose do século XX, muitos acreditavam na teoria da miasma, a crença de que a doença era causada pelo mau ar e pela poluição. A ideia foi promovida por Edward Trudeau, um médico de Nova York que estava infectado com tuberculose e depois de se mudar de cidade, percebeu uma melhora na sua saúde. Ele espalhou essa notícia de que o ar fresco e a natureza podiam ser a cura.

Ao escutar isso, milhares de americanos se mudaram para o oeste em busca de vida saudável, tanto que muitas campanhas para a expansão ocidental foram direcionadas para "buscadores de saúde". Sendo assim, muitas pessoas infectadas com tuberculose migraram em grande número, o que de fato deve ter espalhado ainda mais a doença.

3 - A cólera e o aumento da epidemiologia

Em 1854, John Snow (mas não estamos falando o de GOT) removeu o punho de uma bomba de água e criou um ramo inteiro da medicina. Snow era um médico durante a epidemia de cólera em Londres e desconfiava da forma como a doença estava se espalhando. Ele rejeito a teoria do miasma e observou como grupos de pessoas infectadas estavam surgindo entre pessoas que usaram certas bombas de água.

Felizmente, a sua intervenção em remover o punho das bombas infectadas ajudou a diminuir as taxas de infecção durante a epidemia. Além disso, Snow foi o primeiro a usar métodos epidemiológicos para controlar a propagação da doença.

4 - Ancilostomídeo e o desenvolvimento econômico no sul dos EUA

Ancilostomídeo é um parasita que vive no intestino humano e alimenta-se de nutrientes, essa doença pode ser transmitida através da matéria fecal. Ancilostomídeo pode causar erupção cutânea e diarreia, mas também pode levar há alguns sintomas crônicos. No sul dos EUA, no ano de 1900, a doença foi se espalhando lentamente e resultou na letargia, na falta de ferro e no crescimento atrofiado.

Como o passar do tempo, os sintomas da doença ajudaram a criar estereótipos sobre os sulistas sendo preguiçosos. Depois que a epidemia foi identificada e foram feitas muitas coisas para evitar a infecção, o sul viu mais crianças nas escolas, melhores preços nas colheitas e um aumento da renda familiar.

5 - Efeito da tuberculose na moda

No final dos anos 1800, a tuberculose era um doença infeciosa e tornou-se uma epidemia nos EUA e Europa. Desde que a doença tinha começado a matar as pessoas lentamente, suas "qualidades" começaram a ser romantizadas na era vitoriana. A moda começou a ter cores mais pálidas e ser magro foi por um tempo uma padrão.

Quando os cientistas aprenderam mais sobre a doença na década de 1900, eles provocaram algumas das primeiras campanhas de saúde pública nos EUA. Os vestidos e saias se tornaram mais curtos para evitar pegar tuberculose nas ruas, os homens pararam de usar barbas e bigodes por causa da possibilidade de que as bactérias estivessem vivendo em seus pelos faciais.

6 - Peste bubônica e a Igreja Católica

A peste bubônica devastou a Europa no século XIV. Bom, um dos efeitos mais uradouros dessa peste foi o impacto sobre a Igreja Católica, que perdeu o apoio significativo com o número de pessoas qe estava morrendo. Muitos cidadãos procuravam respostas na igreja, tentando saber porque a praga estava matando tanta gente e o que poderia ser feito.

Obviamente a igreja foi incapaz de dar uma explicação ou ajuda, e muitas pessoas questionaram sua fé e perderam a confiança em Deus. Isso resultou em uma era em que a religião se tornou menos apegada à vida das pessoas e também permitiu o trabalho pioneiro da medicina.

7 - Praga de Atenas

A praga de Atenas foi uma doença não identificada que atingiu em 400 a.C., matando 25% da população de Atenas. Embora ninguém tenha confirmado o que a doença foi, provavelmente os candidatos para o caso são a varíola e a febre tifoide.

A praga levou a vida de Pericles, um líder importante para os atenienses. A doença tirou dele a capacidade de lutar na Guerra do Peloponeso. Outro fator prejudicial foi a queda significativa da população, que afetou sua capacidade de mobilização militar. Isso contribuiu na perda da Guerra de Peloponeso, e afetou o curso da história ao definir quais grupos estavam no poder da Grécia Antiga.

E aí, já sabiam da influência de todas essas doenças no mundo? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.