7 coisas que acontecem com todo calouro

19/05/17 às 14h58

Entrar na faculdade é uma vitória que marca a vida de quem chega lá! Depois de anos na escola, é hora de conhecer um mundo completamente novo e se preparar para começar a encarar a vida no mundo real. Isso porque maiores responsabilidades começam a aparecer e muita coisa acontece de forma diferente.

Você conhece novas pessoas, se adapta a novas regras, assume novas obrigações e se depara com um mundo realmente novo. Em muitos casos, até mesmo a personalidade da pessoa vai se transformar completamente durante o tempo que ela ficar na faculdade.

A experiência de cada um pode até ser diferente, mas muita coisa é comum na vida de quem entra numa faculdade. Vamos conferir alguns desses costumes que se repetem para todo estudante que está conhecendo a universidade no primeiro semestre de aula.

1 - Logo de cara você vai ser recebido por um trote

A tradição já é comum em praticamente toda universidade do Brasil. Pode até ser que a sua recepção não seja feita com brincadeiras de mal gosto, como já foi comum, mas certamente vai haver algum tipo de evento para integrar os calouros, promover uma diversão com veteranos e apresentar alguns conhecimentos básicos da faculdade (que vão ser esquecidos em questão de instantes).

2 - Você com certeza vai se perder no campus

Depois de passar anos acostumado com o ambiente escolar, você vai precisar aprender a se virar num espaço muito maior. Vez ou outra você vai precisar atravessar prédios e corredores para encontrar secretarias, banheiros e salas de aula, mas não vai saber para onde tem que ir. Até você entender o campus, pode demorar muito tempo.

3 - E pegar o ônibus errado algumas vezes

Se andar dentro da universidade pode ser difícil, chegar até lá também pode ser um desafio. Principalmente em locais com faculdades afastadas, a jornada de pegar ônibus ou arrumar caronas vai ser repleta de dúvidas. Com certeza você vai acabar chegando no lugar errado ao menos uma vez no semestre. Só resta torcer para que não seja num dia de prova importante!

4 - O seu dinheiro vai todo para xerox

Em meio a um mundo completamente novo cheio de aulas diferentes, você pode se sentir muito livre por não precisar carregar livros e cadernos para todas as matérias. Porém, a surpresa pode ser grande ao saber que vai ter que juntar cada troco de lanche para bancar as infinitas xerox disponibilizadas pelos professores. Talvez seja a hora de fazer uma poupança para pensar nesses gastos.

5 - Toda semana tem um convite para festa diferente

O dinheiro que você conseguir economizar nas xerox vão parar nos ingressos para as festas que acontecem semanalmente, pra não dizer diariamente. É calourada de cá, festa na casa de fulano da outra turma, evento do centro acadêmico, festival cultural do prédio vizinho, etc. Fica fácil entender porque tem tanta gente cansada e com sono dentro das aulas, quando elas estão no caminho de tanta festa.

6 - Entender que a faculdade não tem as mesmas regras da escola

Na escola, você precisava chegar na hora certa, usar uniforme, pedir para ir ao banheiro e ficar bem quietinho até o fim da aula. Felizmente, na faculdade as liberdades são bem maiores. Vários professores permitem que você chegue e saia da aula a qualquer momento (o que nem sempre quer garantir presença na aula, é bom ficar de olho), você pode sair para ir ao banheiro, fazer um lanche, encontrar um amigo, ir para casa dormir e seguir o seu próprio coração. Só não se esqueça que você tem responsabilidades a cumprir na aula.

7 - Você vai precisar contar com a ajuda de um veterano

Muitas turmas de estudantes têm tanta consciência disso que já organizam um esquema de apadrinhamento de calouros quando eles chegam. Isso porque a universidade oferece tantas regras, oportunidades e costumes diferentes que só mesmo com a ajuda de um especialista para conseguir se dar bem e não ficar perdido demais.

Reconheceu suas memórias de calouro nas lembranças? Ou então conseguiu se preparar para a sua chegada na universidade? A vida de calouro pode ser complicada, mas abre portas para momentos que serão capazes de mudar sua vida.

PH Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.