7 casas mais estranhas (e incríveis) ao redor do mundo

12/07/17 às 18h44

Você está cansado daquele modelo de casa tradicional com um telhado em forma de pirâmide, uma garagem ao lado e uma chaminé soltando fumaça? Igual ao desenho que fazíamos na infância. Ou pior: parece que hoje está na moda e todo mundo resolveu construir a casa-caixa. Os arquitetos nem precisam imaginar muito, os projetos já estão prontos. Elas são brancas, quadradas e em blocos. Não parece sem graça?

Nem todo mundo quer morar do mesmo jeito e em algumas pessoas a criatividade, aparentemente, é mais aflorada. É que essas casas são modelos originais, não existe nenhuma outra igual no mundo. Está pensando em construir ou reformar? Você tem que ver esses modelos primeiro.

Aqui vai uma lista com as 7 casas mais estranhas, mas também mais incríveis, de todo o planeta:

1 - A casa Heliodome

Essa casa,que lembra o formato de uma antena parabólica - ou até mesmo um UFO -, pode ser encontrada na cidade de Estrasburgo, na França. Ela foi desenhada dessa maneira para conseguir captar a maior quantidade possível de energia solar. Portanto é uma casa ecológica.

O seu ângulo foi escolhido para se manter o mais resfriada possível, durante o verão, e o mais quente e aconchegante durante o inverno. É uma casa estranha, claro, mas é eficiente.

2 - A casa avião

Essa casa, um tanto quanto excêntrica, encontra-se na Nigéria, na cidade de Abuja.

A ideia criativa do projeto partiu de Liza Jammal, que adorava viajar e, portanto, queria viver dentro de um avião. Seu marido adorou o plano e o colocou em prática com suas próprias mãos.

A casa demorou 20 anos para ficar pronta. Mas além de deixar sua mulher feliz, agora também é um ponto turístico na cidade. Os desavisados pensam que ali caiu um avião. Essa é uma família com senso de humor.

3 - A casa Concha

Gostos peculiares não se discutem. Javier Senosiain que o diga. Ele construiu sua casa conforme sonhava, no formato de uma concha marinha. Essa casa está localizada na Cidade do México, capital do país. Toda a casa é espiralada para aumentar ainda mais a sensação de que você está dentro de uma concha. Os mosaicos coloridos dão um toque de graça e alegria ao ambiente.

Você moraria em uma casa assim?

4 - A mansão Smith

Lee Smith construiu sozinho essa casa, um tanto quanto fantasmagórica. É que ninguém vive nela e o seu fim, não foi tão feliz quanto o esperado.

A obsessão de Smith em construir a casa levou sua mulher a um ataque de nervos. Quem poderia culpa-la? Ninguém suporta uma obra durante tanto tempo. E Smith nunca ficava satisfeito com a construção da obra e continuava adicionando andares e balcões e outras coisas que puseram um fim em seu casamento.

Para o espanto da família, mesmo após o divórcio, Smith não abandonou sua casa e continuou fazendo reparos e adições até que morreu sozinho trabalhando no telhado da mansão.

Desde então a casa ficou desabitada tornando-se um lugar intrigante, porém assustador. O lugar onde ela fica também contribui para o ar sombrio da casa: a região isolada de Wapiti Valley, no Wyoming (EUA). Para os corajosos que queiram visitá-la.

5 - A casa cogumelo

Algumas pessoas apenas se cansam do velho e entediante modelo de casa tradicional. É o caso de Terry Brown. Ele trabalhou 14 anos para transformar sua residência numa estranha interpretação de "Alice no país das Maravilhas".

A ironia do destino é que Terry aproveitou sua casa por apenas 2 anos, morrendo em 2008. A casa foi colocada à venda em 2012, mas até hoje não foi vendida, sendo o anuncio de venda retirado pouco tempo depois.

Se você tiver interesse em morar dentro de um cogumelo, mude-se para Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos.

6 - A casa garrafa de plástico

Essa casa é outro exemplo de um pensamento ecologicamente correto. Quem já viu objetos de arte feitos com material reciclado sabe o quão criativo podem ser as pessoas.

Mas uma casa completamente feita de garrafas pet? É inédito. Só existe na Argentina. Engana-se que quem pensa que a casa é suja ou parece um lixo. Porque o que parece inútil nas mãos de alguém, nas mãos certas se transformar em luxo.

7 - A casa pela metade

Talvez você se sinta um pouco vazio, o copo sempre pela metade, o coração partido ao meio... Talvez você seja a pessoa certa para conseguir apreciar a beleza dessa casa tão inusitada.

Ela fica em Toronto, nos Estados Unidos e a sua história teve início na década de 50. Quando uma construtora comprou todos os terrenos ao redor da casa, mas o morador do 54½ na rua, Saint Patrick Street, se recusou a vender sua casinha tão amada.

A construtora derrubou tudo ao redor e construiu novas casas ao lado dessa casa-metade. A casa está desocupada hoje, mas ainda possui dono. Apenas avisando, a quem ficar interessado em se dividir ao meio.

Mas e aí? Ficou inspirado? Talvez você não tenha disposição para modelos tão malucos quanto esses, mas no mínimo, são projetos que nos fazem pensar que a nossa casa também deveria ser um meio de expressar a nossa personalidade. Afinal, nem todo mundo precisa morar do mesmo jeito.

Não esqueça de deixar o seu comentário e diga qual casa foi a sua preferida. Se você conhece uma casa mais maluca do que essas, não deixe de contar tudo para a Fatos Desconhecidos.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.