6 HQs que você precisa ler para entender porque o Capitão América virou vilão

18/05/17 às 17h33

Depois de um começo bastante controverso, Império Secreto, a nova minissérie da Marvel, apresenta um Capitão América totalmente diferente do herói tão conhecido pelos fãs. Uma das maiores reviravoltas, claro, é o fato de Steve Rogers se revelar um agente duplo que, por toda sua vida foi leal as causas da Hydra. Atualmente ele se encontra como diretor da SHIELD e, secretamente, como Líder Supremo da organização criminosa.

A situação não está nada favorável para os heróis da Marvel Comics e uma pergunta pode pairar na mente de quem acompanha Capitão América, ou mesmo para as pessoas que tem usado as notícias para tentar entender o que tem acontecido: por que ele se tornou um vilão? Toda essa história pode parecer um tanto nebulosa a princípio, porém saiba que a Hydra já preparava o palco para o grande evento muitas edições atrás. Para te ajudar a esclarecer um pouco como a organização conseguiu chegar onde está a seguir, apresentamos uma lista com as histórias em quadrinhos para ler antes de Império Secreto.

1 - Vingadores: O Impasse (Avengers: Standoff)

Esta história desencadeia inúmeros caminhos até Império Secreto, talvez o mais importante seja a revelação de que a SHIELD - secretamente - age fora da lei para lidar com supervilões. Sua moral questionável logo cria novas lealdades, espalha faíscas de ódio e levanta a dúvida sobre qual seu papel dentro da sociedade. Esta também é a edição responsável por apresentar Kobik, a versão viva do Cubo Cósmico, que possui a mentalidade de uma criança e que é de extrema importância para a atual situação do universo Marvel Comics. Finalmente, este arco também traz o ponto de virada para Capitão, quando ele passa de herói para agente da Hydra. História de Mark Waid e Nick Spencer.

2 - Thunderbolts

A história acompanha o Soldado Invernal e sua equipe, os Thunderbolts, enquanto eles fogem da SHIELD. Com Kobik em sua guarda, o grupo não pretende deixar o governo colocar as mãos nela. O arco começa a desenvolver melhor a participação de Kobik dentro do universo Marvel Comics, além de mostrar a amizade que surge entre ela e Bucky Barner, o Soldado Invernal. O final da história tem relação direta com eventos de Império Secreto. A série de 2016 é composta por doze edições, escrita por Jim Zub e desenhada por Jon Malin.

3 - Capitão América: Sam Wilson

Em 2014 Steve Rogers tem o soro de Super Soldado removido de seu corpo, por isso, alguém precisava assumir o manto de Capitão América. Como Bucky Barnes já havia carregado a responsabilidade uma década antes, em 2016 sobrou para SamWilson, o Falcão, a complicada tarefa. Neste caso, a série foi escrita por Nick Spencer, mesmo roteirista de Império Secreto. Eventualmente, Rogers acaba retornando como Capitão América, contudo, Wilson ainda mantem o escudo por um tempo. A série também coloca em dúvida o quanto Steve é confiável, pois suas manipulações calculadas e efetivas acabam por ser uma demonstração do que estaria por vim.

4 - Uncanny Avengers

Em Uncanny Avengers vemos um Esquadrão de Elite formado por Vingadores e X-Men. A série (em andamento) é a única que mostra o Capitão América como membro da equipe antes e depois de se revelar um agente da Hydra. Mais do que em qualquer outra história, aqui vemos a liderança de Steve Rogers entrar em choque com seus outros colegas de grupo. O principal antagonista é Caveira Vermelha que tem, secretamente, Capitão América aos seus serviços, ao mesmo tempo em que o herói pretende está ao seu encalce. Iniciada em 2015, está é uma boa história para acompanhar em paralelo com Capitão América: Steve Rogers, com dois crossovers bastante significativos.

5 - Guerra Civil II (Civil War II)

A história do inumano Ulysses que pode prever o futuro e muitos outros acontecimentos de Guerra Civil II terão continuidade em Império Secreto. Toda visão que ele o personagem teve sobre o futuro aconteceu, com exceção de uma: Miles Morales, o Homem Aranha, é mostrado segurando o copo morto de Capitão América. A cena nos leva a entender que foi o próprio herói quem matou Steve Rogers. A série é escrita poe Brian Michael Bendis e ilustrada por David Marquez.

6 - Capitão América: Steve Rogers

Sem dúvidas, esta é a série mais importante para chegar até Império Secreto. É nela que temos a famosa cena do Capitão América pronunciando as temidas palavras: Hail Hydra. A história mostra os dias atuais de Steve Rogers em paralelo com flashbacks de sua juventude, momentos dos quais grandes revelações também são feitas. Um dos pontos mais interessantes desse quadrinho é que, embora tenha se revelado como um agente do mal, os leitores percebem que algumas das principais características que compõem o Capitão América, como convicção, liderança e crença, ainda estão presentes, mesmo que seja a serviço da Hydra. Esta é mais uma história assinada por Nick Spencer.

Pronto! Agora você está pode seguir sem medo para Império Secreto e conferir um dos eventos da Marvel Comics que mais deram o que falar nos últimos anos.

 

Gabi Noronha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.