11 fatos interessantes sobre a Coreia do Norte que provavelmente você ainda não sabe

22/03/17 às 15h44

Todo mundo já ouviu falar uma ou outra coisa sobre a Coreia do Norte. O país frequentemente está nas manchetes dos grandes jornais protagonizando fatos que podem ir de planos de viagens à Lua, passando por testes nucleares ou decisões controversas do governo.

Como um dos últimos regimes totalitários ainda existentes no mundo, o país é o alvo de muitos rumores, boatos e especulações. Por causa disso, é comum que o desconhecimento sobre fatos verdadeiros que fazem parte da vida na Coreia do Norte.

Por conta das políticas secretas na região, às vezes pode ser difícil saber o que realmente é fato real ou que são apenas boatos sobre o estilo de vida norte-coreano. Aqui, nós trazemos alguns dos fatos sobre o país que talvez você ainda não soubesse. Vamos conferir!

1 - O maior exército do mundo

A Coreia do Norte tem o maior exército de todo o mundo, somando militares ativos e em situação de reserva. São cerca de 7,7 milhões de homens e mulheres que fazem parte do exército. Para nível de comparação, o exército dos Estados Unidos tem 1,5 milhão de militares, enquanto o Brasil tem menos de 220 mil.

2 - Legalização da maconha

Existe uma crença de que, na Coreia do Norte, a maconha é legalizada. Relatos sugerem que o país aceita a droga abertamente e o cheiro da erva pode ser percebido nas ruas. Porém, especialistas em regimes rígidos acreditam que a situação é bem diferente. O mito pode ter se originado a partir de uma mistura de plantas e ervas chamadas ipdambae, que pode ser confundida com maconha por quem não tem muita familiaridade com a droga. Apesar disso, fumar a mistura não deixa altera o estado psíquico da pessoa, como faz a maconha.

3 - População baixinha

Uma análise da condição física de norte-coreanos nascidos depois da Guerra da Coreia mostrou que os nativos da região são cerca de 5 centímetros menores do que os sul-coreanos, em média.

4 - Fuso-horário próprio

A Coreia do Norte decidiu passar a utilizar o seu próprio fuso-horário, chamado de Tempo Pyongyang. O nome foi dado em homenagem à capital do país. Com a mudança, a Coreia do Norte passou a ficar 30 minutos atrás da Coreia do Sul e do Japão.

5 - Corte de cabelo censurado

Homens e mulheres nascidos na Coreia do Norte não têm nenhuma liberdade na hora de escolher o visual durante uma visita ao cabeleireiro. Existe uma ordem que proíbe penteados ousados ou cabelos longos demais. Mulheres devem escolher penteados disponíveis entre 18 opções, sendo que as solteiras podem ter cabelos um pouco maiores, mas as casadas precisam decidir pelos mais curtos. Os homens têm ainda menos opções e não podem ter cabelos muito maiores do que 5 centímetros. Além das tabelas que definem os estilos possíveis, a população masculina é estimulada a reproduzir o penteado singular de seu líder, Kim Jong Un. Para as mulheres, o conselho é copiar o cabelo da esposa do ditador.

6 - Duas participações em Copa do Mundo

Ao longo de sua história, a Coreia do Norte conseguiu a classificação para duas Copas do Mundo da Fifa, em 1966, na Inglaterra, e 2010, na África do Sul. Na primeira participação, o país conseguiu se classificar para a segunda fase, mas acabou eliminado por Portugal. Já em 2010, a Coreia do Norte não teve nenhuma vitória e conseguiu marcar apenas um gol: contra a seleção brasileira. Como é extremamente raro que a população deixe o país, acredita-se que os supostos norte-coreanos que torciam para a seleção nas arquibancadas africanas eram atores chineses contratados.

7 - Estradas de terra

Em todo o país, existem mais de 25 mil quilômetros de estradas ligando as diferentes cidades e regiões, mas menos de 3% delas são pavimentadas. Apenas 724 quilômetros recebem a infraestrutura, o que representa apenas 2,83% de todas as estradas da Coreia do Norte.

8 - Maior corrupção do mundo

Recentemente, a Coreia do Norte foi apontada como o país mais corrupto de todo o mundo, ao lado da Somália. De acordo com o Índice de Percepção de Corrupção de 2015, os dois países estão empatados na liderança. Numa escala que vai de 0, para altamente corrupto, a 100, para países limpos, a Coreia do Norte recebeu apenas 8 pontos.

9 - Internet limitada

A internet contém milhões e milhões de sites domínios que podem ser acessados de qualquer lugar, mas não na Coreia do Norte. Por lá, apenas 28 sites possuem o acesso liberado para toda a população. Em todos eles, dificilmente será possível encontrar opções de entretenimento, redes sociais ou sites de streaming de vídeos, já que a maioria foca em questões como seguros, educação, cuidados com idosos ou notícias locais. Como se não bastasse, ter internet em casa é praticamente impossível, pois os computadores são caros demais e é preciso conseguir uma autorização para comprar um deles. De cerca de 25 milhões de pessoas no país, apenas alguns milhares possuem essa regalia.

10 - Cidade fantasma

Construída na Zona Desmilitarizada da Coreia, a cidade de Kijong-dong é uma das mais belas e bem construídas da Coreia do Norte. Apesar disso, ninguém vive, de fato, por ali. Apesar do governo norte-coreano insistir que a vila é habitada por famílias de produtores agrícolas, observadores da Coreia do Sul perceberam uma diferente realidade na cidade. Segundo eles, a cidade não tem moradores e estruturas construídas dentro dos prédios. Kijong-dong teria sido construída apenas para impressionar moradores das proximidades. Os supostos moradores que vivem no local são atores transportados diariamente para a cidade para interpretar pessoas comuns pelas ruas. Conheça outras enormes cidades fantasma modernas que você não vai acreditar que existem.

11 - Calendário próprio

A Coreia do Norte é um lugar tão diferente, que por lá nem mesmo é 2017. Os norte-coreanos estão vivendo no ano 106. Isso acontece, porque o país marca o ano do nascimento de seu primeiro líder supremo, Kim Il-sung, como o ano 1 - para nós, 1912. A implantação do calendário próprio só tomou o país em 1997, mas desde então é a oficial.

O que achou das diferenças de cultura e modo de vida dos norte coreanos? Qual fato mais te surpreendeu?

PH Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.