10 imagens que provam que tudo é questão de ângulo

10/08/17 às 15h03

Quando se diz "ângulo" em fotografia estamos falando sobre a posição da câmera em relação ao objeto e o ambiente a ser fotografado. É comum as pessoas dizerem que possuem um melhor ângulo, geralmente é um dos lados do rosto que mais lhes agradam, e que parecem harmônicos.

Mas ângulo não se trata apenas do lado mais bonito do rosto de uma pessoa. Ele também pode envolver distância, perspectiva, plano superior e inferior e o momento exato para o clique, criando um novo significado para a fotografia.

Por exemplo, se você tirar uma foto de si mesmo de baixo para cima, você parecerá maior. A cabeça, as gordurinhas do pescoço, o nariz... porque a posição da câmera amplifica esses detalhes dando uma nova proporção à pessoa.

Ainda não está convencido da importância e da mágica que o ângulo é capaz de fazer por uma fotografia? Esses 10 exemplos vão te mostrar o quanto brincar com o ângulo pode ser incrível:

1 - O momento exato

No instante em que a atleta abaixa sua cabeça e o seu pé se levanta a fotografia é tirada. A composição do corpo é interessante: um pé no lugar da cabeça. Não se trata apenas de um bom ângulo, mas do momento exato do movimento para criar uma nova forma em seu corpo.

2 - O ângulo perfeito

O homem urinando em praça pública? Até o pombo parece espantado com a cena. É claro que sabemos que se trata do guicho de água da fonte, mas o ângulo correto causa a impressão da cena, e torna o clique ainda mais interessante.

3 - Um bom enquadramento

A garota tem o sol entre as mãos? Trata-de da posição da câmera em relação ao objeto, ou seja, o ângulo adequado para criar a ilusão de que ela é maior e o sol é pequeno. Como o sol está há milhões de quilômetros de distância o clique fica ainda mais fácil.

4 - Ilusão de ótica

Essa imagem engana a visão humana fazendo parecer que a girafa está colocando sua cabeça dentro da garganta do rapaz. Quando na verdade se trata do ângulo e da posição correta na hora de tirar a fotografia. É realmente incrível o que a criatividade e um bom olho fotográfico podem criar com a interação do ambiente.

5 - Tirada por baixo

A criança parece gigante enquanto o avião é um brinquedo em suas mãos. O ângulo por baixo e a distância tomada em relação ao avião é capaz de transmitir essa impressão causando um efeito incrível na fotografia.

6 - Questão de perspectiva

É bem provável que esse clique confuso não tenha sido intencional. O que causa esse efeito de que um braço da morena pertence a loira, é a brincadeira entre as linhas de seus braços. Eles estão alinhados e as duas possuem cores de pele muito parecidas, o que causa a confusão.

7 - Tirada por cima

Nessa fotografia temos a impressão de que as pessoas estão em pé e encostados à parede. O homem nesse caso seria um super homem capaz de erguer a mulher sem nenhum esforço. Mas tudo é uma questão de ângulo. A foto foi tirada por um plano superior, de cima para baixo, e as pessoas na verdade estão deitadas no chão.

Gostou dessas fotografias? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para testar essas técnica em suas fotografias.

Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
COMPARTILHAR INSCREVA-SE

VER COMENTÁRIOS

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.